SAÚDE QUE SE VÊ

Suicídio mata mais do que o cancro da mama ou a guerra, uma morte a cada 40 segundos

LUSA
10-09-2019 10:02h

Uma pessoa suicida-se no mundo a cada 40 segundos, com o suicídio a ser responsável por cerca de 800 mil mortes a cada ano, mais do que o cancro da mama, a malária, a guerra ou os homicídios.

Os dados são revelados num relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o suicídio, que é descrito como um “importante problema de saúde pública global, que afeta todas as idades, sexos e regiões do mundo”.

Na faixa etária entre os 15 e os 29 anos, surge como a segunda causa que mais mata, depois dos acidentes rodoviários. Quando analisada a faixa de jovens até aos 19 anos, passa a surgir em terceiro lugar nas causas de morte, após os acidentes de viação e apenas ligeiramente abaixo das mortes causadas por violência interpessoal.

Suicídio apresenta uma taxa maior nos homens
Em todas as idades, o suicídio apresenta uma taxa maior no sexo masculino do que no feminino, com uma média nos homens 1,8 vezes maior do que no sexo feminino.

O relatório da OMS mostra que entre 2010 e 2016 a taxa de suicídio decresceu globalmente quase 10%, mas salienta que esse declínio não ocorreu em todos os países do mundo.

 
A OMS recomenda um reforço das medidas que evitem os suicídios, recordando que são mortes evitáveis. Dá o exemplo de medidas como a restrição no acesso a meios que possibilitem o suicídio, a formação de jovens para os dotar de ferramentas para a vida, a identificação precoce do risco e a interação com os media para uma comunicação responsável sobre suicídio.

MAIS NOTÍCIAS