Aguarde...

SAÚDE QUE SE VÊ

Conheça as recomendações da DGS para este inverno

Diogo Mendes
27-12-2018 15:57h

A Diretora Geral da Saúde, Graça Freitas, esteve no programa Saúde em Dia, do Canal S+, para falar sobre o Plano de Saúde Sazonal da Direção-Geral de Saúde (DGS) e para dar algumas recomendações. Conheça-as em baixo.

É necessário pensar nas estações que têm maior impacto na nossa saúde, e por isso existe o Plano de Saúde Sazonal dividido entre o verão e o inverno. O modelo de inverno vigente entrou em vigor a 1 de outubro de 2018 e terminará a 30 de abril de 2019.

Graça Freitas refere a importância de existir um Plano de Saúde Sazonal inteiramente dedicado ao inverno e relembra ainda que andar ao frio sem proteção pode torná-lo suscetível a gripes e constipações, especialmente no caso de crianças, pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e portadores de doenças crónicas. Não esquecer também as pessoas que estão confinadas a determinados espaços, como hospitais ou prisões.

 

COMPETÊNCIAS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE E DA SEGURANÇA SOCIAL x COMPETÊNCIAS DA POPULAÇÃO

A precaução para esta época é uma mais-valia, Graça Freitas refere que os serviços de saúde e a segurança social devem esta preparados e prevenidos para a estação fria do ano. Além dos serviços é imperativo ter pessoas preparadas e vacinadas.

A vacina é a primeira grande recomendação, no entanto, "a vacina do ano passado e dos outros anos não serve para este ano. Quem tem indicação para se vacinar tem que se vacinar todos os anos", refere a médica.

 

Além das medidas mais comuns, como manter a casa aquecida, o consumo de bebidas quentes, o uso de várias camadas de roupa e extremidades protegidas, há outras que são também muito importantes e menos abordadas.

  • Beber água é essencial tal como no verão
  • Alimentação equilibrada
  • Exercício físico protegido
  • Os doentes crónicos manter a medicação e consultas em dia
  • Solidariedade por parte de familiares/amigos

Numa fase de controlo e minimização de danos da gripe e outras infeções virais é importante:

  • Autocuidado
  • Não tomar antibióticos sem prescrição médica
  • Recorrer aos serviços de saúde primários
  • Usar linha SNS 24 (808 24 24 24)
  • Prevenir contacto com terceiros

 

ESTÃO OS SERVIÇOS DE SAÚDE PREPARADOS?

"É sempre difícil estar completamente preparado até porque nós não sabemos como é que vão ser as características este ano, nem das temperaturas, nem dos vírus", explica a Diretora Geral da Saúde.

 

Por fim, importante referir que a gripe não acontece da mesma forma e ao mesmo tempo em todo o país, e por isso cada instituição estará adaptada em conformidade.

 

Para mais informações, consulte:

Inverno e Saúde - DGS

Para ver o programa na íntegra, consulte:

Saúde em Dia - S+ ou a posição 129 da grelha da NOS.

 

MAIS NOTÍCIAS