Quando doentes com cancro recebem pela primeira vez morfina para alívio da dor, as náuseas e vómitos que acompanham os primeiros dias de tratamento podem ser atenuados com um esteroide comum, sugere um pequeno ensaio.
Os 150 doentes adultos com cancro no estudo, que estavam a iniciar morfina, foram aleatoriamente distribuídos para receber dexametasona oral seis horas antes dos tratamentos, ou cuidados padrão sem prevenção de náuseas e vómitos.
Durante os três dias seguintes, as pontuações médias de náuseas foram significativamente mais baixas e os episódios de vómitos significativamente reduzidos no grupo da dexametasona, de acordo com resultados do estudo a serem apresentados esta semana na reunião ASCO Breakthrough em Singapura.
Os doentes que receberam dexametasona também necessitaram de menos medicamentos adicionais para controlar estes sintomas nos primeiros dias.
Ao 5.º dia, à medida que o organismo dos doentes se ajustava à morfina, as diferenças entre os grupos desapareceram, mostrou o estudo.
A dor é um dos sintomas mais difíceis enfrentados por doentes com cancro avançado, e medicamentos fortes como a morfina são frequentemente essenciais para ajudar a aliviar este sofrimento, afirmou em comunicado a líder do estudo, Dra. Suhana Sulfiker, do All India Institute of Medical Sciences, em Nova Deli.
A dexametasona já é um medicamento muito utilizado para náuseas relacionadas com a quimioterapia, acrescentou Sulfiker.
“É barata, amplamente disponível e familiar para os médicos em muitos hospitais e países, com relativamente poucos efeitos secundários quando usada por um curto período”, afirmou.