SAÚDE QUE SE VÊ

Value Based Health Care - Para quando?

Diogo Mendes
21-11-2018 11:13h

O Value Based Health Care (VBHC) surge em 2014, na Universidade de Harvard nos EUA, com base na pesquisa do professor Michael Porter. É um conceito criado para reestruturar os sistemas de saúde em todo o mundo com o objetivo primordial de acrescentar valor para o paciente.

No programa Check-Up do S+, do passado dia 19 de novembro, o Profº João Marques Gomes falou sobre a importância deste conceito para o tratamento dos pacientes. O coordenador de Value Based Health Care da Universidade Nova de Lisboa e diretor científico do Nova Institute for Value Improvement in Health and Care refere que é necessário medir o que esta a acontecer na área da saúde e o valor de utilizar o dinheiro em prol da prevenção e do tratamento do doente. Durante o programa, o professor universitário deu ainda o exemplo de um Hospital Pediátrico nos Estados Unidos onde, antes de serem aplicadas estas métricas, "a taxa de mortalidade das crianças que iam para o bloco operatório era de 100%".

 

 

No próximo dia 29 de Novembro, decorre na Universidade Nova de Lisboa o Portugal Value Meeting For Health and Care 2018. Um evento que tem como missão reunir as partes interessadas em VBHC, de Portugal e de todo o mundo, e promover a partilha de aprendizagens e experiências com o objetivo de melhorar o valor em saúde, designadamente dos cuidados de saúde prestados.

 

VALUE BASED HEALTH CARE

PORTUGAL VALUE MEETING FOR HEALTH AND CARE 2018

 

MAIS NOTÍCIAS