O Centro de Saúde da Lourinhã vai encerrar para a realização de obras e os cuidados de saúde passam a ser provisoriamente prestados a partir de hoje no pavilhão da Casa do Povo, informou a Câmara Municipal.
Em nota de imprensa, o município indica que, a partir de hoje, “o Centro de Saúde/Unidade Local de Saúde do Oeste – Lourinhã será encerrado temporariamente, na sequência da realização de obras de beneficiação das instalações”.
Assim, e para “garantir a continuidade da prestação de cuidados de saúde à população, os serviços funcionarão em instalações provisórias, localizadas no pavilhão da Casa do Povo, na Rua Eng.º Adelino Amaro da Costa”, acrescenta o município.
Ainda segundo a Câmara Municipal da Lourinhã, no distrito de Lisboa, no pavilhão foram instaladas “estruturas modulares pré-fabricadas”, com 54 compartimentos, “assegurando condições adequadas de funcionamento, bem como a privacidade visual dos gabinetes e dos seus utilizadores”.
A empreitada no Centro de Saúde da Lourinhã, iniciada no início de novembro, foi contratada por 855 mil euros, financiados na totalidade pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A intervenção incide sobretudo no exterior do edifício, com a remoção do revestimento em pedra e a sua substituição por um sistema de isolamento térmico pelo exterior, além da substituição da impermeabilização existente da cobertura e das caixilharias exteriores.
Os trabalhos englobam ainda a substituição de instalações elétricas e climatização, sempre que se justifique.
De acordo com o município, as obras têm como objetivo qualificar as instalações e o equipamento, assegurar condições de acessibilidade, qualidade, conforto e segurança para utentes e profissionais, adaptar as instalações e equipamentos aos novos modelos de prestação de cuidados de saúde e corrigir assimetrias regionais e locais.
As instalações modulares decorrem de uma aquisição de serviços externa, para aluguer dos equipamentos pelo período de oito meses, representando um custo de cerca de 45 mil euros.