SAÚDE QUE SE VÊ

Neurocirurgiões moçambicanos distinguidos no Dubai por trabalhos científicos

Lusa
15-12-2025 16:25h

Sete médicos neurocirurgiões moçambicanos foram distinguidos no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, pela apresentação de cinco trabalhos científicos, anunciou hoje o Hospital Central de Maputo (HCM).

Na nota publicada pelo HCM na sua página do Facebook refere-se que, dos sete médicos, seis estão afetos àquela unidade hospitalar e um ao Hospital Central de Nampula (HCN), no norte de Moçambique.

“O feito ocorreu durante o 19.º Congresso Mundial de Neurocirurgia [WFNS 2025 na sigla em inglês], realizado de 01 a 05 de dezembro (...), um evento que juntou a comunidade neurocirurgiã global e que serviu para explorar avanços inovadores, trocar ideias e conectar-se com renomados especialistas do mundo”, lê-se na nota do HCM.

Na mesma nota acrescenta-se que a equipa moçambicana conquistou o primeiro lugar em número de trabalhos científicos apresentados a nível do continente africano e o segundo lugar na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ficando atrás apenas do Brasil.

Os trabalhos científicos apresentados no congresso pelos médicos moçambicanos incluíram uma apresentação oral intitulada “Perfil epidemiológico e falhas no tratamento de lesões medulares cervicais”.

Os profissionais apresentaram também informações sobre o diagnóstico por imagem e implicações cirúrgicas em lesões medulares toracolombares, caracterização clínico-cirúrgica de pacientes adultos com hidrocefalia no HCM, perfil clínico e cirúrgico de infeções supurativas intracranianas no sul de Moçambique, e traumatismo vertebro-medular em contexto de poucos recursos em Moçambique.

MAIS NOTÍCIAS