SAÚDE QUE SE VÊ

Máscaras obrigatórias em unidades de saúde e lares na Catalunha devido à gripe

Lusa
09-12-2025 17:14h

As máscaras voltam a ser obrigatórias em todas as unidades de saúde e lares de idosos na região espanhola da Catalunha a partir de quarta-feira devido ao pico da gripe, decidiram hoje as autoridades autonómicas.

"Usar máscara nestes âmbitos - hospitais, centros de saúde e lares -, onde há pessoas vulneráveis, ajuda a salvar vidas", disse a responsável pela pasta da Saúde no governo regional, Sílvia Paneque, numa conferência de imprensa em Barcelona para apresentar a decisão.

Segundo dados mais recentes do Sistema de Informação para a Vigilância de Infeções na Catalunha (SIVIC), relativos à semana entre 01 e 07 de dezembro, a gripe está num nível muito alto de transmissão na região, com uma incidência estimada de 418 casos por 100.000 habitantes e 24.969 novos diagnósticos nesses sete dias.

Num alerta divulgado no final da semana passada, a Sociedade Espanhola de Medicina apelou à ativação de planos de contingência para evitar a saturação de serviços de saúde face à propagação dos vírus respiratórios, como o da gripe.

Segundo aquela entidade, a taxa de incidência média destes vírus já estava, na semana passada, em 643 casos por cada 100.000 habitantes em Espanha e, no caso da gripe, por estar a circular a variante K - mais contagiosa do que variantes de anos anteriores - está a haver um incremento de "descompensações em pacientes com patologias crónicas, sobretudo com cardiopatias ou com transtornos respiratórios".

MAIS NOTÍCIAS