SAÚDE QUE SE VÊ

ULS de Coimbra conta com centros de atendimento para baixar pressão nas urgências

Lusa
25-11-2025 17:39h

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra inaugurou hoje, na Baixa daquela cidade, o sexto Centro de Atendimento Clínico (CAC), com capacidade para atender 32 utentes diariamente, numa parceria com a Fundação Sophia.

“A existência de um CAC em Coimbra era essencial para complementar a resposta à doença aguda, atendendo que existe uma percentagem de residentes que não tinha outro recurso se não o serviço de urgência, além dos utentes esporádicos (cerca de 30 mil estudantes)”, sustentou esta tarde o presidente do conselho de administração da ULS.

Segundo Alexandre Lourenço, a rede de CAC tem permitido melhorar a resposta à doença aguda e melhorar os tempos de resposta, tendo, em menos de um ano, atendido mais de 12 mil utentes referenciados pela Linha SNS24.

Aos CAC de Cantanhede, Avelar (concelho de Ansião), Oliveira do Hospital e Miranda do Corvo, que foram abrindo gradualmente desde o final de 2024, juntaram-se o do Hospital Geral (Covões), na margem esquerda do Mondego, na cidade de Coimbra, que entrou em funcionamento no dia 01 de novembro, e o da Fundação Sophia, em atividade desde segunda-feira.

De acordo com o presidente da ULS de Coimbra, foi possível reduzir em 17% as admissões nos serviços de urgência e baixar, em média, dois minutos, de 21 para 19 minutos, entre a admissão e a triagem, e 13 minutos entre a triagem e a primeira observação médica, passando de 67 para 54 minutos.

“O objetivo em 2026 é melhorar estes números”, sublinhou Alexandre Lourenço, adiantando ainda que, do ponto vista financeiro, os CAC são uma “mais-valia económica para o Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

Todos os seis centros desta rede disponibilizam meios complementares de diagnóstico – análises clínicas, raio-X e eletrocardiograma, além de médico e pessoal de enfermagem.

Localizados estrategicamente, os CAC permitem reduzir as barreiras no acesso a cuidados e a afluência às urgências hospitalares, garantem uma avaliação médica e de enfermagem rápida e adequada, possibilitando a referência para o nível de cuidados mais apropriado.

O CAC da Fundação Sophia, na rua da Sofia, património da humanidade, funciona durante a semana das 12:00 às 20:00 e ao fim de semana das 10:00 às 18:00, tendo os doentes de ligar previamente para a Linha Saúde24.

O presidente da ULS de Coimbra apelou ainda à vacinação contra a gripe devido à previsão de uma época gripal agressiva.

“Estes dois CAC em Coimbra dão mais uma garantia para enfrentar melhor o impacto da época gripal”, referiu Alexandre Lourenço.

MAIS NOTÍCIAS