O ministro da saúde de Moçambique garantiu que já está em Maputo o material para reparação da única máquina de radioterapia avariada no Hospital de Maputo, destacando que está para breve a retoma do tratamento por radioterapia.
“O equipamento já está aqui em Maputo e nós, brevemente, iremos devolver a radioterapia ao povo moçambicano, porque sabemos que é a única máquina que existe no país e a maior parte da nossa população não tem condições para ir fazer tratamentos fora do país”, disse Ussene Isse, ministro da Saúde, citado hoje pela comunicação social.
O governante explicou que a atual avaria resulta da queima de uma placa que faz a conexão de um equipamento com o outro, para planificar onde fazer a radiação.
“Por isso, é nosso compromisso, como Governo, de tudo fazermos para acelerarmos esse processo [de reparação da máquina]”, acrescentou Isse.
Em 18 de novembro, o Governo moçambicano confirmou uma nova avaria da máquina de radioterapia do Hospital Central de Maputo (HCM), estando assim interrompido o tratamento por radioterapia três meses após a avaria anterior.
A retoma, após da primeira avaria, aconteceu em 04 de agosto, após 15 meses de interrupção por avaria na mesma máquina, tentando apoiar, segundo o diretor do HCM, Mouzinho Saide, 170 pacientes oncológicos que aguardavam atendimento.
A avaria técnica do aparelho, que levou à interrupção do serviço de radioterapia, aconteceu em 2024, sendo que a reparação e manutenção custou cerca de dois milhões de dólares (1,7 milhões de euros), segundo estimativa do diretor do HCM, em agosto.