SAÚDE QUE SE VÊ

PRR: ULS Amadora-Sintra investe mais de 54 ME em instalações e equipamento

Lusa
21-11-2025 18:13h

A Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra vai investir um total de 54,6 milhões de euros, até agosto de 2026, em duas dezenas de projetos financiados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi hoje anunciado.

“O investimento contempla a construção de novas unidades, a requalificação de áreas estratégicas e a aquisição de equipamento clínico de última geração, com o objetivo de reforçar a resposta assistencial à população dos concelhos da Amadora e de Sintra”, indicou, em comunicado, a ULS.

O financiamento, “um dos mais elevados atribuído a uma ULS”, permitirá modernizar o Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) e os cuidados de saúde primários, “reforçando as suas infraestruturas e aumentando a sua capacidade instalada”, lê-se na nota.

Na área da construção e renovação de instalações hospitalares, prevê-se “um investimento próximo dos 43 milhões de euros, destacando-se a criação de um novo hospital de dia, um centro de hemodiálise e um hospital social, no valor total de nove milhões de euros”, na unidade Fernando Fonseca.

A estes investimentos junta-se “a construção de uma nova unidade de esterilização no Hospital de Sintra”, no montante de 1,5 milhões de euros.

Na requalificação dos espaços das unidades técnicas de gastro e pneumologia do Amadora-Sintra estão previstos “mais de três milhões de euros”, investimento que “vai permitir criar condições para a melhoria na prestação de cuidados de saúde e a realização de exames tecnicamente exigentes” no âmbito destas especialidades, nomeadamente endoscopias e broncofibroscopias.

A ULS Amadora-Sintra viu também aprovados para financiamento “os projetos de aquisição de equipamento médico pesado, num investimento global de 3,7 milhões de euros, e de renovação e modernização de equipamentos hospitalares, num montante superior a 5,7 milhões de euros”.

No Hospital Fernando Fonseca foram retomadas as obras de construção da nova unidade de internamento do serviço de psiquiatria, que “se encontrava parada desde final de 2023”, e tiveram início trabalhos de aumento da potência elétrica, requalificação das instalações sanitárias e da rede de distribuição de água, “num valor global de 6,1 milhões de euros”.

“Este pacote de investimentos, financiado maioritariamente através do PRR, traduz o compromisso da ULS Amadora-Sintra e do Ministério da Saúde com a modernização do Hospital Fernando Fonseca”, afirmou Carlos Sá, presidente do conselho de administração da ULS, citado na nota.

O responsável acrescentou que o investimento “aposta em infraestruturas mais eficientes, tecnologia avançada e melhores condições para utentes e profissionais, contribuindo para um ambiente de trabalho mais estável e atrativo”.

O Hospital Fernando Fonseca, que celebrou este ano o 30.º aniversário, dá “um passo decisivo na requalificação global da sua capacidade assistencial, consolidando o seu papel como hospital de referência na região e contribuindo para uma resposta mais eficaz, humanizada e sustentável”, considera-se no comunicado.

A ULS Amadora-Sintra, criada em novembro de 2023, é a maior do país em termos de residentes e utentes inscritos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), atendendo a uma população de cerca de 550 mil habitantes.

A entidade pública de saúde integra o Hospital Fernando Fonseca, o Hospital de Sintra, construído pelo município de Sintra e entregue ao SNS e 45 unidades de cuidados de saúde primários localizadas nos concelhos da Amadora e de Sintra.

MAIS NOTÍCIAS