SAÚDE QUE SE VÊ

Avaliação dos centros de responsabilidade integrada no SNS até final do ano - Ministra

LUSA
17-09-2025 11:23h

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde concluirá até ao fim do ano uma avaliação de todos os Centros de Responsabilidade Integrada (CRI), disse hoje a ministra da Saúde, reconhecendo que a solução foi insuficiente no caso das urgências.

“Vamos ter de fazer algo diferente relativamente aos CRI da urgência, não foi suficiente. Temos apenas um a funcionar [no Hospital S. José]”, afirmou Ana Paula Martins, que falava na Comissão de Saúde, onde hoje está a ser ouvida sobre diversas matérias.

Questionada pelos deputados, a ministra disse que a tendência no Serviço Nacional de Saúde (SNS) é para os pagamentos às equipas por desempenho, mas reconheceu que, como a procura do SNS “é muita”, as listas de espera impedem que se consiga, “para já”, responder a muita da procura sem ser em produção adicional.

Disse ainda que foram tomadas medidas pela Direção Executiva do SNS, que emitiu orientações para a área da dermatologia, para garantir que atividade em adicional se mantém coerente com os parâmetros da produção em horário normal de trabalho, “não só volume, mas também na complexidade clínica”.

Sobre a procura e a complexidade clínica, Ana Paula Martins admitiu que depois da pandemia os hospitais têm recebido casos oncológicos que chegam com um grau de prioridade maior, logo, tem de ser respondido muitas vezes em produção adicional.

MAIS NOTÍCIAS