SAÚDE QUE SE VÊ

Projeto da ULS evitou 70% de idas às urgências de Leiria de utentes de lares

LUSA
15-09-2025 16:07h

O projeto piloto da Unidade de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) “Hospital no Domicílio Sénior” evitou 70% de idas ao serviço de urgência do hospital de Santo André, em Leiria.

Segundo dados apresentados hoje pelo presidente da ULSRL, Manuel Carvalho, no primeiro trimestre em funcionamento, dos 53 idosos referenciados à equipa do “Hospital Domicílio Sénior”, apenas 16 necessitaram de se deslocar ao serviço de urgência hospitalar.

Manuel Carvalho sublinhou que o projeto evitou que 37 idosos fossem para o hospital desnecessariamente.

Segundo o responsável, no ano passado, “6.027 dos utentes dos lares acorreram ao nosso serviço de urgência, sendo um fator de constrangimento, uma vez que esses utentes permanecem muito tempo no serviço de urgência, com todas as comorbilidades que têm”.

“O projeto tenta dar uma resposta de proximidade, tentando afastá-los do nosso serviço de urgência”, sublinhou hoje Manuel Carvalho, na apresentação do projeto à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho.

O presidente da ULSRL explicou que o projeto piloto, que abrange nesta primeira fase dez estruturas residenciais para idosos (ERPI), das 267 existentes na sua área de influência, “não tem apenas preocupação assistencial”, mas faz também o diagnóstico das carências das instituições para que haja formação direcionada para as necessidades.

“O objetivo é retirar 4.219 idosos das urgências. Passar dos 6.027 utentes para 1.808”, sublinhou, ao lembrar que a equipa que compõe o projeto – dois médicos e dois enfermeiros – são do quadro da ULSRL, pelo que será necessário o reforço para alargar o projeto a outras ERPI.

A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria e a Segurança Social de Leiria anunciaram, em maio, o projeto que prevê um atendimento direto aos utentes dos lares da região, para diminuir as ‘falsas’ urgências.

A primeira fase do projeto-piloto “Hospital no Domicílio Sénior” entrou em funcionamento, em junho, em ERPI dos concelhos de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Pombal e Porto de Mós, no distrito de Leiria, e Ourém, no distrito de Santarém.

MAIS NOTÍCIAS