A Associação Casa do Povo Maçãs de Dona Maria, em Alvaiázere, no distrito de Leiria, vai investir 4,5 milhões de euros na criação de 60 camas para cuidados continuados.
“Este era o sonho da direção da instituição desde há muitos anos e nunca reunimos as condições para avançar com o projeto”, explicou à agência Lusa a presidente da organização, Sílvia Lopes.
A instituição teve agora oportunidade de candidatar o projeto a um dos avisos do Plano de Recuperação e Resiliência, que foi aprovado e garantiu um financiamento de 2,5 milhões de euros.
O restante valor será suportado por verbas próprias da Casa do Povo e o eventual recurso a um empréstimo bancário.
A construção da unidade de internamento, que vai integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, contempla 30 camas para convalescença e outras 30 para cuidados continuados de longa duração.
“Não existe na nossa zona uma unidade de convalescença. Estas são respostas diferenciadas que são uma necessidade sentida”, constatou Sílvia Lopes.
A Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria dá apoio a mais de 180 pessoas nas diferentes valências que disponibiliza, nomeadamente Estrutura Residencial Para Idosos, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Convívio, cantina social, serviço de transporte de doentes não urgentes e distribuição de cabazes a famílias carenciadas.
Sílvia Lopes orgulha-se ainda da vertente cultural assegurada pelo Rancho Folclórico e Etnográfico Maças de Dona Maria.
O anúncio para a empreitada de construção da unidade de internamento foi publicado em Diário da República, no dia 19, e contempla um preço base de 4.528.751,57 euros, sem IVA.
O prazo de execução projeto está previsto entre 01 outubro de 2025 e 30 junho de 2026.