SAÚDE QUE SE VÊ

Foz Côa passa a dispor de novo polo de saúde para evitar grandes deslocações

Lusa
27-08-2025 17:55h

Foz Côa passa a dispor a partir de 01 de setembro de uma extensão do Hospital Terra Quente (HTQ), uma unidade de Saúde particular para evitar grandes deslocações, disse hoje à Lusa o administrador desta unidade de saúde.

“Não montámos um hospital, mas também não montámos uma mera clínica. Trata-se de um polo de saúde que é uma extensão do HTQ e que vai dispor de consultas de especialidades mais necessárias a nível local e regional. Para já, esta nova unidade vai arrancar com consultas em 12 especialidades medicas”, explicou Manuel Ferreira Lemos.

O administrador disse que nesta lista de 12 especialidades médicas, os potenciais utentes poderão encontrar medicina geral e familiar, medicina interna, cardiologia, dermatologia, cirurgia, otorrino, oftalmologia, endocrinologia, entre outras.

No que respeita a exames complementares de diagnóstico, haverá análises clínicas, ecografias e ecocardiogramas.

“Nas unidades de Mirandela e Bragança há outro tipo de exames de diagnóstico mais avançados com ressonâncias magnéticas, RX, TAC, entres outros que estarão ao dispor”, vincou.

O responsável acrescentou ainda que o polo de Vila Nova de Foz Côa do HTQ, que tem sede em Mirandela, no distrito de Bragança, é primeiro desta unidade de saúde e que resulta de uma protocolo tripartido entre esta unidade de saúde particular, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Foz Côa e do município local, já no distrito da Guarda.

Segundo os promotores, trata-se de uma unidade de saúde particular para evitar deslocações dos habitantes deste concelho para outras regiões do país ou hospitais de referência para realizarem consultas médicas ou exames complementares de diagnóstico e evitar viagens longas.

“Somos uma região muito despovoada e com muitos quilómetros para fazer para ir ao encontro de cuidados de saúde. Quanto mais fizermos por esses cuidados de saúde, melhor polarizamos a região e progressivamente será feita uma evolução das especialidades médicas, conforme o mercado mandar, e, cada mês que passar, os utentes ditarão a aberturas de novas especialidades médicas”, assegurou o administrador do HTQ,

Segundo Manuel Ferreira Lemos, dada a centralidade de Foz Côa, esta extensão de saúde poderá servir os concelhos vizinhos como Torre de Moncorvo (Bragança), Sabugal, Mêda, Pinhel, Almeida, e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda) que também estão afastados dos hospitais de referência.

Depois destas conversações e do protocolo assinado em 18 dezembro de 2023, houve que arranjar um espaço para colocar esta extensão do HTQ e a escolha incidiu no antigo Hospital da Misericórdia, que sofreu obras de remodelação no valor de cerca de 420 mil euros para diversos componentes, para uma maior comunidade dos utentes. Numa segunda fase será requalificada toda a parte exterior.

Para além de Vila Nova de Foz Côa, vai abrir uma nova extensão do Hospital Terra Quente em Mogadouro no dia 15 de setembro.

Contudo, a administração do HTQ disse ainda que há planos para novas extensões do HTQ para o distrito de Vila Real. Há ainda planos para abertura de uma outra nova unidade de saúde com residência sénior em Ermesinde, no distrito do Porto.

MAIS NOTÍCIAS