Moçambique vacinou mais de 20 milhões de crianças na última campanha de vacinação contra a poliomielite, realizada em julho, estimou hoje a Organização da Saúde (OMS).
"A última campanha nacional de vacinação contra pólio superou todas as expectativas e ultrapassou a meta estabelecida: um verdadeiro sucesso coletivo. Mais de 20 milhões de crianças vacinadas contra a pólio em apenas cinco dias", lê-se num comunicado da agência da ONU.
A OMS atribui o sucesso da campanha, realizada de 08 a 12 de julho, a uma estratégia de coordenação, planificação, comunicação multicanal "bem coordenada", e, acima de tudo, à força do contacto humano: "Líderes comunitários, profissionais de saúde e voluntários estiveram na linha da frente, garantindo que nenhuma criança ficasse para trás".
"Até mesmo nas zonas de maior mobilidade, como nas fronteiras, mais de 209 mil crianças em trânsito foram vacinadas", concluiu, acrescentando que cada dose administrada "representa um passo firme rumo à erradicação da pólio em Moçambique".
Moçambique vacinou 92% das crianças, das cerca de 18 milhões previstas na primeira fase da campanha contra a poliomielite realizada em junho, estimou em 02 de julho o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef).
A monitorização independente "mostrou que 90% das famílias pesquisadas receberam informações sobre a campanha antes do seu início, uma prova da força do engajamento comunitário, que incluiu rádios locais, profissionais de saúde e voluntários que falavam em línguas locais", explicou.