As autoridades moçambicanas de saúde vão cumprir entre terça-feira e sábado a segunda ronda de vacinação contra poliomielite, voltada para crianças menores de 10 anos, a decorrer em todos os distritos do país, anunciou o Governo.
Em comunicado que a Lusa teve acesso hoje, o Ministério da Saúde (Misau) refere que a segunda ronda da campanha nacional de vacinação contra a variante da pólio tipo 2 é destinada a todas as crianças menores de 10 anos, independentemente de terem sido vacinadas na primeira, que decorreu em junho.
“Apesar de ter sido encerrado o surto da Poliovírus selvagem em maio de 2024, prevalece ainda a preocupação com a variante da pólio do tipo 2. Por isso, o Ministério da Saúde está a implementar rondas nacionais de vacinação contra a variante do tipo 2”, assume o Governo no comunicado.
A segunda ronda vai ser realizada através de uma campanha porta a porta, incluindo vacinação nas escolas, unidades sanitárias e outros locais de maior concentração populacional, conforme se esclarece no documento.
As autoridades moçambicanas anunciaram em 16 de junho que o país vacinou contra a poliomielite mais de 19 milhões de crianças até aos 10 anos, entre 02 e 06 de junho, registo que superou a meta definida inicialmente, 18,2 milhões, acima dos números apresentados pela Unicef.
“Superámos a meta que havia sido definida”, disse, na altura, o diretor nacional de Saúde Pública, Quinhas Fernandes, em conferência de imprensa em Maputo quando apresentou os dados de vacinação contra a poliomielite de variante do tipo dois.
A cobertura administrativa nacional foi de 107%, tendo variado de 96% na província de Maputo, sul do país, até 111% em Nampula, norte de Moçambique, indicou na altura o diretor nacional.
Em 02 de julho, o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) estimou que Moçambique vacinou 92% das crianças, das cerca de 18 milhões previstas na primeira campanha contra a poliomielite realizada em junho.
"Uma campanha nacional contra a poliomielite, voltada para crianças menores de 10 anos em Moçambique, foi realizada com sucesso entre 02 e 06 de junho. A campanha foi considerada um sucesso, pois mais de 92% de todas as crianças foram vacinadas", lê-se num comunicado daquela agência da ONU.