SAÚDE QUE SE VÊ

ULS Cova da Beira cria primeiro Centro de Hospitalização Domiciliária do país

LUSA
23-05-2025 09:15h

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira formalizou, na quarta-feira, a criação do primeiro Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Hospitalização Domiciliária do país.

“Com a formalização como Centro de Responsabilidade Integrado, a hospitalização domiciliária ganha uma estrutura própria de gestão clínica, operacional e financeira, com autonomia e metas orientadas para a qualidade, eficiência e sustentabilidade”, sublinhou a ULS da Cova da Beira, em nota enviada à agência Lusa.

A estrutura promove a prestação de cuidados hospitalares diferenciados no domicílio, “com elevados padrões de qualidade, segurança e humanização”, afiançou a ULS, em comunicado.

Segundo a ULS da Cova da Beira, que abrange os hospitais da Covilhã e Fundão, e as unidades de cuidados de saúde primários da Covilhã, Fundão e Belmonte, no distrito de Castelo Branco, o CRI de Hospitalização Domiciliária traduz-se numa abordagem moderna e diferenciadora, alinhada com as melhores práticas nacionais e internacionais.

A hospitalização domiciliária representa “uma alternativa segura, eficaz e humanizada ao internamento convencional”, permitindo que doentes que cumpram critérios clínicos, sociais e geográficos bem definidos possam receber cuidados hospitalares no seu domicílio, acompanhados por equipas multidisciplinares especializadas.

O primeiro CRI de Hospitalização Domiciliária a ser oficialmente criado em Portugal recebeu o nome Delfim Rodrigues, em homenagem ao Coordenador do Programa Nacional de Hospitalização Domiciliária, que morreu recentemente.

MAIS NOTÍCIAS

Este site usa cookies para lhe garantir uma melhor experiência de navegação.

Saber mais