A associação Manifestamente lançou hoje um ‘kit’ gratuito para promover a saúde mental dos jovens e combater o estigma associado a estes problemas, disponibilizando informação, vídeos e atividades para pais e professores realizarem com os mais novos.
Financiado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o “Kit Básico de Saúde Mental para Jovens” dos 14 aos 19 anos, está disponível desde hoje em www.manifestamente.org., com conteúdos digitais que abordam temas como saúde mental, redes sociais e diversidade.
Segundo a associação, o ‘kit’ dispõe de “um conjunto de recursos em tom descontraído e criativo, que inclui vídeos, informação cientificamente rigorosa sobre saúde mental, e atividades para pais e professores dinamizarem com os seus jovens”.
Os vídeos, que falam sobre saúde mental e misturam imagens, animação, ilustração e inteligência artificial, foram realizados com a participação de alunos do ensino secundário em Lisboa.
“Os conteúdos focam-se na saúde mental na adolescência, diversidade, interação com as redes sociais, comunicação interpessoal e preocupação com o futuro”, refere a Manifestamente em comunicado.
O projeto teve o apoio da Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Autónoma de Lisboa, do Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra e da Escola Artística António Arroio.
Contou ainda com a participação da embaixadora da campanha, a ‘influencer’ Malu Matos, que acredita que a sua geração “está mais atenta às questões da saúde mental”.
“A série Adolescência da Netflix veio pôr toda a gente a falar sobre o assunto, mas estes problemas não são de agora. Por isso, acho que o projeto fazia falta e vai ser bem recebido pelos jovens”, afirma Malu Matos, citada no comunicado.
A partir de hoje, a participação das escolas vai ser alargada a 232 turmas de todo o país que aderiram ao desafio da ManifestaMente de experimentar o Kit Básico de Saúde Mental, que vai estar nas escolas portuguesas este mês e em junho.
A ManifestaMente nasceu em 2017 e é atualmente uma associação sem fins lucrativos, empenhada em inspirar as pessoas a falar sobre saúde mental e a encontrar soluções criativas para melhorar a saúde mental de todos e encorajar outros a fazer o mesmo.