SAÚDE QUE SE VÊ

Médicos do Centro dedicam semana aos Direitos Humanos

LUSA
03-12-2021 17:28h

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos promove, a partir de segunda-feira, a “Semana dos Direitos Humanos”, que quer alertar para os valores básicos a defender no contexto da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.

"Dedicamos uma semana aos Direitos Humanos, conhecendo, no terreno, as respostas de instituições de intervenção social e humanitária. Temos de trabalhar, todos, numa sociedade global, de forma solidária, respeitando os valores da entreajuda, olhando para o valor de cada pessoa”, afirma o presidente da Secção Regional do Centro, Carlos Cortes.

Numa resposta escrita enviada hoje à Lusa, Carlos Cortes salienta que “os médicos têm uma responsabilidade acrescida e um papel relevante numa sociedade com grandes desafios sociais, sendo o Direito à Saúde um dos mais visados”, destacando, igualmente, a sua “vocação humanista”.

"Os profissionais de saúde, e os médicos em particular, lidam na sua prática diária com vítimas de segregação, de violência, de pobreza, de doença. E, por isso, nós, médicos, devemos fazer tudo o que esteja ao nosso alcance para a defesa dos Direitos Humanos”, acrescenta.

Numa nota de imprensa hoje divulgada, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, que se associa ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), explica que as várias iniciativas previstas até à próxima sexta-feira pretendem “chamar a atenção para os valores básicos a defender no atual contexto pandémico que tem provocado grandes desafios sociais, económicos, éticos e jurídicos, sendo o Direito à Saúde um dos mais visados”.

“Esta semana, sob o lema ‘A Medicina e os Direitos Humanos’, culminará com o debate dedicado a essa temática, com a participação de representantes da comunidade médica dedicada às respostas em emergência e catástrofe”, lê-se na nota.

A visita a um projeto de acolhimento de refugiados, em Miranda do Corvo, e uma reunião com a direção do Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que integra o Centro de Prevenção do Trauma e da Tortura, estão entre as iniciativas previstas.

Acresce uma reunião com a organização não-governamental para o desenvolvimento “Saúde em Português”, em Coimbra, e uma mesa-redonda, dia 10, subordinada ao tema “Medicina e Direitos Humanos: Que realidade? Que futuro?", pelas 21:30, com transmissão em direto nas plataformas digitais Facebook e Zoom.

Após a mensagem inicial por Morris Tidball-Binz, médico, professor de Medicina Forense e relator Especial das Nações Unidas para as Execuções Judiciárias e Extrajudiciais, vão falar Carlos Cortes, Duarte Nuno Vieira (presidente do Conselho Científico Consultivo do Tribunal Penal Internacional) e António Gandra d´Almeida, major médico dos quadros permanentes do Exército.

O ex-diretor-geral da Saúde Francisco George e os médicos Hernâni Caniço e Jaime Ramos são os restantes oradores.

MAIS NOTÍCIAS