SAÚDE QUE SE VÊ

Lançado no Porto projeto de exercício físico para doentes com leucemia e linfomas

LUSA
07-10-2021 17:10h

A Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas lançou um projeto de vídeos online promotores da atividade física destinado aos doentes e familiares, revelou hoje à Lusa a presidente da APLL, Isabel Barbosa.

Denominado “Mais Movimento Mais Vida”, o projeto da associação sediada no Porto foi desenvolvido de forma “a que os doentes e familiares possam acompanhar os exercícios a partir de casa, sem necessidade de equipamento especial”, realçou a responsável.

A iniciativa surge após a APLL ter assinalado em setembro o mês de consciencialização das doenças malignas de sangue e após a constatação de que “durante a pandemia, manter a rotina de atividade física foi um processo particularmente difícil”, disse.

Os “vídeos de ginástica que promovem a reabilitação física estão, a partir de hoje, disponíveis no ‘site’ e canal de Youtube da associação”, revela a comunicação enviada à Lusa.

Segundo Isabel Barbosa, a atividade física “desempenha um papel particularmente relevante na vida dos doentes uma vez que promove a mobilidade, a força muscular, a socialização e a diminuição do isolamento dos indivíduos”.

O projeto hoje anunciado sucede a um outro, resultante da parceria estabelecida em 2015 entre a APLL, a Porto Lazer e a Faculdade de Desporto de Universidade do Porto, chamado de “De volta à forma”, um programa que permitiu “a doentes e sobreviventes oncológicos, tratados nos hospitais da área Metropolitana do Porto, terem acesso a um plano de recuperação física totalmente gratuito”, explicou a responsável da associação.

“Desde então, o projeto cresceu, tendo-se expandido para outras localidades, como Braga e Paredes. Contudo, no ano passado, devido à pandemia da covid-19, o programa teve ser suspenso”, acrescentou.

O primeiro vídeo será dedicado “à ginástica e à atividade física, sendo que a rubrica vai, ainda, contar com vídeos, entre outros, dedicados à psicologia e à reabilitação”, assinalou Isabel Barbosa.

MAIS NOTÍCIAS