SAÚDE QUE SE VÊ

Gestora do Parque Natural Sintra-Cascais com apoio de 400 mil euros para conservação

LUSA
01-06-2021 17:20h

A empresa que gere o Parque Natural de Sintra-Cascais vai receber um apoio de 400 mil euros para desenvolver ações de conservação e preservação das áreas florestais, anunciou hoje a Câmara Municipal de Sintra, no distrito de Lisboa.

O apoio à empresa Parques de Sintra Monte da Lua (PSML) foi oficializado hoje através da assinatura de um protocolo entre o Fundo Ambiental, a PSML e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), numa cerimónia presidida pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta (PS), ressalvou que o apoio de 400 euros à PSML “é significativo”, mas que “é uma gota de água" face às responsabilidades da empresa.

“O fundo ambiental foi muito importante e foi um bom apoio, temos que estar gratos, mas temos que ter a consciência que há um conjunto de despesas que o Parques de Sintra Monte da Lua tem de fazer, fundamentalmente na prevenção dos incêndios na serra”, apontou.

O autarca referiu que as dificuldades do PSML se agravam num contexto em que as receitas com as entradas nos monumentos “diminuíram drasticamente” (cerca de 80%) devido à pandemia.

“As receitas diminuíram, mas as responsabilidades mantiveram-se”, apontou.

Entre as responsabilidades assumidas pelo PSML está a limpeza das faixas de rodagem e da serra e a recuperação e renaturalização de habitats, numa lógica de proteção da serra.

“Há aqui um trabalho conjunto que até agora, felizmente, tem corrido bem. É verdade que tem havido uma diminuição dos focos de incêndio, mas nós não podemos parar e não pode ser a crise da covid que nos leva a atenuar ou a abrandar o esforço que temos vindo a fazer e que temos de continuar”, argumentou.

O Parque Natural Sintra-Cascais tem no concelho de Sintra (sem a orla marítima) uma área de cerca de 11,3 hectares.

A Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A. é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade.

Em 2019, as áreas sob gestão da PSML (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam cerca de 3,7 milhões de visitas, 90% das quais por parte de estrangeiros.

MAIS NOTÍCIAS