SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Brasil anuncia antecipação de dois milhões de doses de vacina da Pfizer

LUSA
14-04-2021 17:39h

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou hoje, em Brasília, a antecipação da entrega de dois milhões de doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer ao país, de um total de 100 milhões de doses contratadas.

“Trago uma boa notícia, conseguimos antecipar dois milhões de doses da vacina Pfizer das 100 milhões anteriormente previstas no calendário", disse o ministro brasileiro, em conferência de imprensa.

Segundo Queiroga, a antecipação resultará na entrega de 15,5 milhões de doses do imunizante da Pfizer já em abril, maio e junho.

Em março, após reunião com o CEO mundial da Pfizer, Albert Bourla, o Governo brasileiro havia anunciado que receberia 14 milhões de doses de imunizantes da farmacêutica até junho.

A vacina desenvolvida pela Pfizer é a única que tem registo definitivo aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador de medicamentos do país.

Desde janeiro, o Brasil aplica uma vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e outra pelo laboratório Sinovac, mas ambos os medicamentos têm permissão de uso e emergencial e não definitivo.

Em pouco mais de um ano de pandemia, o Brasil acumulou 358.425 mortes e mais de 13,6 milhões de infeções provocadas pela covid-19.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.961.387 mortos no mundo, resultantes de mais de 137,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS