SAÚDE QUE SE VÊ

Reciclagem no Grande Porto aumenta 8,03% de 2019 para 2020

LUSA
12-04-2021 16:03h

Os materiais entregues à Lipor para reciclagem em 2020 aumentaram 8,03% face ao ano anterior, ultrapassando as 60 mil toneladas, revelou hoje a empresa intermunicipal que gere os resíduos de oito concelhos do Grande Porto.

Num comunicado com o título “Cidadãos dos oito municípios da Lipor unidos na aposta pela reciclagem”, a empresa descreve que recebeu 60.133,14 toneladas de materiais para reciclagem nos ecopontos, ecocentros e zonas de recolha seletiva porta a porta, o que significa um crescimento de 8,03% relativamente a 2019.

Em causa estão materiais como papel e cartão, vidro, embalagens de plástico, bem como de metal, esferovite, sucatas e tampinhas.

O aumento registou-se “essencialmente no papel e cartão, plástico e vidro”, acrescenta a empresa intermunicipal que tem como associados os municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

“Estes valores são fruto do forte investimento e da aposta que a LIPOR e os municípios associados têm desenvolvido, com vista a maximizar e incrementar a quantidade de materiais a enviar para reciclagem”, acrescenta a empresa.

No mesmo período, a Lipor – Gestão de Resíduos do Grande Porto recebeu cerca de 40.000 toneladas de biorresíduos (resíduos verdes, resíduos verdes de cemitérios e resíduos alimentares) recolhidos seletivamente, resultado que, comparativamente a 2019, representa um decréscimo de 12,76%.

A empresa estima que estes números reflitam o encerramento total ou parcial da restauração ao longo do ano, fruto do contexto pandémico associado à pandemia da covid-19.

Para a Lipor é “uma excelente notícia” o decréscimo na produção global de lixo, 394 277,84 toneladas, menos 1,94% que em 2019.

A este propósito, a empresa garante que “aproveitou todo o seu potencial valorizando-o na sua Central de Valorização Energética o que permitiu e em 2020 a exportação para a rede nacional da EDP de 171 305 MWh de energia elétrica”.

A empresa conta que “em pouco mais de 20 anos” conseguiu criar um Sistema de Tratamento de resíduos “com parâmetros ambientais de excelência internacional, que eliminou todas as lixeiras da região, reduziu o envio de resíduos para aterro a valores mínimos, valorizando praticamente 100% dos seus resíduos e elevando a qualidade de vida de mais de um milhão de habitantes do Grande Porto”.

A empresa aposta na prevenção, na reutilização, na reciclagem, na valorização energética, na descarbonização, bem como o investimento em Sistemas e Infraestruturas de tratamento de resíduos e a consequente eliminação de aterros.

MAIS NOTÍCIAS