SAÚDE QUE SE VÊ

Idanha-a-Nova vai ter Unidade Móvel de Saúde e Espaço Cidadão Móvel

LUSA
12-04-2021 10:27h

O concelho de Idanha-a-Nova vai ter brevemente ao serviço da comunidade uma Unidade Móvel de Saúde e um Espaço Cidadão Móvel, anunciou hoje a Câmara Municipal.

Em comunicado enviado à agência Lusa, este município do distrito de castelo Branco refere que as duas viaturas vão circular no concelho de Idanha-a-Nova, "com vista à prestação de serviços públicos e cuidados de saúde de proximidade".

"O objetivo é o de que todos os cidadãos possam beneficiar de cuidados de saúde de proximidade com qualidade, bem como aceder a vários serviços da administração pública, sem terem de se deslocar às unidades de saúde ou a um espaço cidadão", afirmou o presidente da Câmara, Armindo Jacinto.

O autarca sublinhou que num concelho extenso e de baixa densidade populacional "é especialmente importante ir ao encontro das pessoas mais isoladas".

A Unidade Móvel de Saúde irá providenciar cuidados de saúde deslocalizados, prestados por uma equipa multidisciplinar.

O projeto irá funcionar de forma articulada e complementar com o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O Espaço Cidadão Móvel tem como missão assegurar o acesso a um conjunto de serviços administrativos de forma integrada, incluindo a possibilidade de marcação de consultas médicas, renovar o cartão de cidadão ou a carta de condução, alterar a morada, entre outros serviços.

"As duas unidades móveis irão funcionar numa lógica de complementaridade e de otimização de recursos", referiu o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.

"É fundamental promover uma oferta de saúde e de outros serviços públicos de proximidade, primeiro para dar qualidade de vida aos cidadãos que aqui habitam, mas também para atrair novos cidadãos e, assim, invertermos o processo de despovoamento que muito afetou estes territórios", conclui.

MAIS NOTÍCIAS