SAÚDE QUE SE VÊ

Projeto “Onda Social” quer chegar a 380 jovens em risco de Matosinhos através do surf

LUSA
09-04-2021 17:00h

O Projeto “Onda Social”, que tem como objetivo estimular as capacidades sociais e emocionais de jovens em risco de Matosinhos através do surf, quer abranger 360 a 380 crianças até 2023, contou hoje à Lusa o diretor.

Criado em junho de 2020, o “Onda Social”, programa com uma duração de três anos, encerrou hoje o primeiro semestre, tendo chegado já a 64 crianças e jovens, referiu Marcelino Martins que, além de responsável pelo projeto, é diretor executivo da escola de surf ‘Onda Pura’, em Matosinhos, no distrito do Porto.

O público-alvo deste projeto são crianças entre os 7 e 12 anos, em situação de risco e sinalizadas pela câmara municipal e pelos agrupamentos escolares por esse mesmo motivo, explicou.

Desta forma, o que este programa pretende fazer é, através da prática do surf, promover alterações e estimular capacidades sociais e emocionais das crianças abrangidas, disse Marcelino Martins.

Além disso, quer ainda preparar os jovens para um futuro mais promissor, dar-lhes a conhecer um estilo de vida mais saudável e estimular a prática do desporto.

Neste âmbito, as crianças participam, ao longo de um ciclo terapêutico de seis meses, em sessões semanais de duas horas e meia, sublinhou.

As aulas são orientadas por psicólogos e treinadores da escola de surf, vincou.

Marcelino Martins adiantou que a avaliação dos diretores de turma e psicólogos que acompanham estes jovens nas escolas que frequentam, e que agora terminaram o seu ciclo terapêutico, é “muito positiva”.

“Estão [jovens] muito mais positivos, resilientes, assíduos, disciplinados e focados. Também os resultados escolares melhoraram”, afirmou.

O diretor do projeto salientou que as crianças que agora terminaram este ciclo terapêutico saem com “noções muito claras” do que é o surf e com uma experiência “interessante”.

O confinamento causado pela pandemia de covid-19 condicionou o desenvolvimento deste programa, tendo a escola de surf trabalhado com os jovens via ‘online’, propondo-lhes desafios relacionados com o mar, surf e ambiente, contou.

Terminado este primeiro semestre, o “Onda Social” inicia já, na próxima semana, o segundo semestre com um novo grupo de crianças, comentou.

O “Onda Social” é financiado pelo Portugal Inovação Social, contando ainda com a participação da Câmara Municipal de Matosinhos e da Goldenergy (empresa comercializadora de eletricidade e gás natural).

MAIS NOTÍCIAS