SAÚDE QUE SE VÊ

Agência da ONU saúda apoio dos Estados Unidos aos refugiados palestinianos

LUSA
08-04-2021 10:17h

A agência das Nações Unidas para os refugiados palestinianos (UNRWA) saudou hoje os Estados Unidos por terem anunciado a retoma do financiamento ao programa de auxílio que tinha sido suspendo pelo ex-presidente Donald Trump, em 2018.

O comissário geral da UNRWA, Philippe Lazzarini "encara favoravelmente a retoma do financiamento e exprime gratidão pela renovação das relações entre a agência e os Estados Unidos (...) num momento crítico".

"A UNRWA e os Estados Unidos são parceiros históricos (...) e a UNRWA não pode estar mais satisfeita com a ligação aos Estados Unidos pela ajuda essencial aos refugiados mais vulneráveis do Médio Oriente", diz o responsável em comunicado.

Washington anunciou na quarta-feira que a ajuda é de 235 milhões de dólares (198 milhões de euros).

Em concreto, os Estados Unidos vão contribuir com novos financiamentos à agência da ONU para projetos de desenvolvimento na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, assim como para ajuda ao "processo de paz".

"A contribuição norte-americana ocorre num momento crítico, numa altura em que nos tentamos adaptar aos desafios provocados pela pandemia de covid-19. Encorajamos todos os Estados membros (da ONU) a contribuir junto da Unrwa", concluiu Lazzarini.

MAIS NOTÍCIAS