Sete projetos de voluntariado e de empreendedorismo de alunos do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) foram aprovados pelo Movimento Transforma Portugal - Estudantes Solidários em tempos de covid-19.
"Os projetos foram submetidos através da plataforma digital do Movimento Transforma Portugal, na qual é possível, não só propor iniciativas de empreendedorismo cívico financiadas, como também participar em ações de voluntariado de instituições que necessitem de apoio", refere hoje, em comunicado, o IPCB.
O Movimento Transforma Portugal, que pretende mobilizar os estudantes do ensino superior para desenvolverem respostas de intervenção cívica, é o primeiro barómetro de trabalho voluntário universitário na Europa.
O IPCB aderiu recentemente a este projeto de abrangência nacional, promovido pela Fórum Estudante, Movimento Transforma Brasil e UC Transforma, "com o objetivo de mobilizar e apoiar os seus alunos, promovendo ao mesmo tempo respostas que permitam enfrentar as consequências da pandemia covid-19".
Os sete projetos dos alunos da instituição de ensino superior público de Castelo Branco, aprovados e financiados até 400 euros, promovem desde a realização de exercício físico dentro de casa, utilizando objetos domésticos, espaços de leitura, cultura, debate e interação social, através da utilização de plataformas digitais, terapias de grupo ‘online' com partilha de testemunhos reais de alunos que estiveram infetados com a covid-19, passeios virtuais, entre outros.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.853.908 mortos no mundo, resultantes de mais de 131,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 16.885 pessoas dos 823.494 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.