SAÚDE QUE SE VÊ

Politécnico de Castelo Branco desenvolve projeto de combate às úlceras de pressão

LUSA
31-03-2021 10:46h

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) está a desenvolver um projeto de investigação, financiado em 736 mil euros, para criar uma solução médica para combater a úlceras de pressão, anunciou hoje a instituição.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o IPCB refere que o projeto é uma iniciativa conjunta das Escolas Superior de Tecnologia (EST) e da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD).

Este projeto "tem por objetivo criar uma solução médica para combater úlceras de pressão, com potencial uso em hospitais, lares de idosos ou centro de cuidados continuados".

"Com recurso a uma plataforma que integra Inteligência Artificial, a solução a desenvolver visa fornecer aos pacientes e ao corpo clínico uma tecnologia inovadora e personalizada na deteção precoce e na prevenção das úlceras de pressão", lê-se na nota.

Segundo o IPCB, a colocação de uma fina colcha de tecido "com sensores integrados, colocada debaixo do colchão, irá monitorizar e medir em tempo real a distribuição de pressão do paciente acamado".

A candidatura, no valor de 736.233 euros, foi aprovada e é financiada pelo Portugal 2020.

Para além das duas escolas do IPCB (EST e ESALD), o projeto tem como parceira a empresa SensoMatt, sediada no Centro de Empresas Inovadoras (Cei) de Castelo Branco.

MAIS NOTÍCIAS