SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Novo centro de emergência para sem-abrigo em Lisboa ainda não está em obra - câmara

LUSA
24-02-2021 20:20h

O novo centro de emergência para pessoas em situação de sem-abrigo em Lisboa, inicialmente previsto para estar pronto em janeiro, ainda não entrou em obras, revelou hoje o vereador dos Direitos Sociais, Manuel Grilo.

Em outubro do ano passado, o vereador do BE afirmou, em entrevista à Lusa, que a autarquia estava a preparar um centro de emergência para sem-abrigo para substituir o do pavilhão do Casal Vistoso em janeiro de 2021.

Hoje, em reunião pública da câmara, o autarca disse que “estará para breve o início das obras de um grande equipamento” que “ajudará no processo de estabilização” da resposta destinada às pessoas em situação de sem-abrigo, no âmbito da pandemia de covid-19.

O vereador dos Direitos Sociais (BE, partido que tem um acordo de governação do concelho com o PS) não precisou, porém, o local do novo espaço, nem quanto tempo demorará a obra.

Questionada pela Lusa, fonte oficial do gabinete de Manuel Grilo remeteu mais informações para “breve”.

O responsável pelo pelouro dos Direitos Sociais lançou ainda o repto ao vice-presidente da autarquia, João Paulo Saraiva, para que seja possível o município contratar técnicos diretamente, através de contratos a termo certo, para este novo equipamento.

O pedido de Manuel Grilo surgiu depois de mais uma técnica do centro de emergência da Pousada da Juventude do Parque das Nações ter exposto a situação de vários técnicos dos centros de emergência contratados pelo ISCTE que ficaram sem trabalho depois de o instituto universitário ter cessado os contratos.

O vereador reiterou que a câmara recorreu ao ISCTE na sequência da necessidade urgente de contratar profissionais para os centros de emergência para sem-abrigo criados devido à pandemia de covid-19.

Ainda segundo Manuel Grilo, dos 49 trabalhadores contratados pelo ISCTE, 25 continuam a trabalhar e “mais alguns” foram diretamente contratados pelas associações que agora gerem os espaços.

Os quatro centros em funcionamento neste momento estão instalados no Pavilhão Municipal Casal Vistoso, na Casa do Largo (exclusivo para mulheres), na Pousada da Juventude do Parque das Nações e na Casa dos Direitos Sociais da autarquia (para onde foram transferidas no início de outubro as pessoas que estavam no centro instalado no Clube Nacional de Natação).

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.486.116 mortos no mundo, resultantes de mais de 112 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.136 pessoas dos 800.586 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS