SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Matosinhos prepara novo espaço de retaguarda para infetados

LUSA
22-01-2021 16:30h

A Câmara de Matosinhos, em parceria com a Unidade Local de Saúde, vai criar um segundo espaço para acolher pessoas com covid-19 com alta clínica, mas sem condições para permanecer em casa, adiantou hoje à Lusa fonte hospitalar.

Neste novo equipamento, com nove camas e capacidade de ampliação, serão ainda acolhidos doentes internados em estruturas residenciais para idosos em recuperação, sublinhou a mesma fonte.

Este novo espaço, instalado em São Mamede de Infesta, no distrito do Porto, vai ficar pronto a receber utentes depois de concluídas as obras de adaptação, destacou.

O equipamento só abrirá depois de lotado o Centro de Apoio Comunitário a doentes covid-19, aberto desde outubro desde 2020 em Leça da Palmeira, com o mesmo propósito deste.

“Temos, atualmente, seis doentes para nove camas disponíveis e ainda com capacidade de ampliação”, referiu a fonte.

Desde outubro, esta estrutura de apoio comunitário já acolheu 24 pessoas, revelou.

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos garante o apoio clínico e de enfermagem e a câmara local os assistentes operacionais em permanência 24 horas, contou.

Para os próximos quatro meses, e dependendo da lotação e da consequente variação dos recursos humanos necessários, o investimento da autarquia pode chegar aos 100 mil euros, revelou hoje à Lusa fonte da câmara.

Estes centros de apoio destinam-se a doentes positivos que não necessitam de internamento hospitalar mas que, pelas suas circunstâncias sociais, não têm condições de isolamento ou cuidados no domicílio, elucidou.

Esta resposta está pensada para os casos sociais e para apoiar situações de gestão dos casos positivos dos lares - pessoas que aguardam colocação em lar ou que a estrutura apenas recebe quando estiver curado.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.092.736 mortos resultantes de mais de 97,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.920 pessoas dos 609.136 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

MAIS NOTÍCIAS