SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Surto em lar de freguesia rural do Crato "resolvido"- direção

LUSA
22-01-2021 12:17h

O surto de covid-19 num lar e centro de dia em Vale do Peso, no concelho de Crato (Portalegre), que provocou quatro mortos, está “resolvido”, disse hoje à agência Lusa a diretora da instituição.

A diretora técnica do Lar e Centro de Dia Nossa Senhora da Luz, Alexandra Martins, explicou que “todos” os utentes receberam alta médica na quinta-feira.

“A 15 de janeiro, a carga viral na nossa instituição já era muito reduzida, mas temos ainda em casa três funcionários”, disse.

Alexandra Martins indicou que, devido a este surto, morreram quatro utentes, todos eles com “mais de 90 anos” e com “graves patologias associadas”.

O surto na instituição surgiu após uma das funcionárias, no dia 24 de dezembro, ter testado positivo à covid-19. Foi “de imediato” ativado o plano de contingência e apurado, dias depois, que estavam infetados 37 utentes e três funcionários.

O Lar e Centro de Dia Nossa Senhora da Luz de Vale do Peso tem capacidade para 39 residentes e 14 utentes em apoio domiciliário, contando com 30 funcionários.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 2.075.698 mortos resultantes de mais de 96,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.686 pessoas dos 595.149 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS