SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Quatro países europeus pedem aprovação da vacina da AstraZeneca

LUSA
21-01-2021 14:51h

Áustria, Dinamarca, Grécia e República Checa pediram hoje à Agência Europeia de Medicamentos para acelerar a aprovação de vacinas contra a covid-19, especialmente a da AstraZeneca, mais fácil de armazenar.

Os chefes de governo destes quatro países enviaram uma carta ao Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, na qual exigem que os líderes comunitários mostrem um sinal claro à Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) para garantir que o processo de aprovação das vacinas será “o mais eficiente possível”.

Os dirigentes lembram na carta que “cada dia conta para salvar vidas” e pedem para que a EMA decida rapidamente e sem burocracias a aprovação em particular da vacina da farmacêutica AstraZeneca.

“A AstraZeneca pode fornecer dois milhões de vacinas para a Áustria nos primeiros quatro meses. Isso aceleraria enormemente o processo de vacinação”, explicou o chanceler austríaco, Sebastian Kurz.

A vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca não é tão eficaz quanto as da Pfizer ou da Moderna - que já têm aprovação da EMA -, mas é mais fácil de guardar e distribuir, pois não necessita de temperaturas de armazenamento muito baixas.

A sua aprovação, argumentam os líderes dos quatro países, serviria para atingir a meta da União Europeia de vacinar 70% da população adulta até ao verão.

A meta das autoridades de saúde austríacas é vacinar 600 mil pessoas até ao final de março, cerca de 6% da população do país, embora até agora apenas 160 mil pessoas tenham recebido a injeção.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.075.698 mortos resultantes de mais de 96,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS