SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Hospital Garcia de Orta tem 167 internados, 18 em cuidados intensivos

LUSA
15-01-2021 17:38h

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, apresentava hoje um total de 167 doentes infetados com covid-19, 146 em enfermaria, 18 em cuidados intensivos e três na Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD), anunciou aquela unidade hospitalar.

Segundo um comunicado do HGO, maior unidade de saúde do distrito de Setúbal, aquele hospital de Almada, no distrito de Setúbal, mantém-se no nível III do seu Plano de Contingência, com uma “taxa de ocupação de 221%”, relativamente à previsão inicial desse mesmo plano, que indicava apenas um total de 66 camas em enfermaria e nove camas de cuidados intensivos para doentes infetados com a covid-19.

Face à "enorme pressão assistencial, decorrente da elevada procura de doentes covid e doentes não covid" nas últimas semanas, "o Hospital Garcia de Orta tem vindo a realizar reafetações sistemáticas de circuitos e espaços (…) para no final do mês de janeiro poder expandir a Área Dedicada ao Atendimento de Doentes Respiratórios (ADR) do Serviço de Urgência Geral”, acrescenta o comunicado do HGO.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.994.833 mortos resultantes de mais de 93 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

 Em Portugal, morreram 8.543 pessoas dos 528.469 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

 A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS