SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Surto resolvido no lar de Outeiro em Bragança

LUSA
07-01-2021 16:32h

O surto que afetou, no início de dezembro, o lar de Outeiro, em Bragança, encontra-se sanado com todos os utentes e funcionários infetados pelo novo coronavírus recuperados, disse hoje à Lusa a diretora-técnica, Sofia Bernardo.

Quase todos os utentes, concretamente 48 dos 52, testaram positivo, assim como 17 dos 27 funcionários, num surto que teve duas vagas e quatro mortes entre os utentes infetados, segundo a diretora-técnica.

“Estão todos recuperados e já tiveram alta”, afirmou à Lusa a responsável pelo lar do Centro Paroquial e Social de Santo Cristo, localizado na aldeia de Outeiro, no concelho de Bragança.

Os lares do concelho desconhecem quando começarão a receber as vacinas contra a covid-19.

A vacinação já teve início no distrito de Bragança, mas nesta primeira fase abrange apenas os concelhos que se encontra em risco extremo de contágio para a covid-19, como já explicou a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.

A responsável pelo processo de vacinação na região informou que esta fase inicial abrange 730 utentes e funcionários de 18 lares de idosos dos concelhos de Vimioso, Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé.

O concelho de Bragança tem, segundo o último boletim das autoridades locais de saúde, 246 casos ativos de infeção, o número mais elevado entre os concelhos da região, mas a proporção em relação à população residente coloca-o num nível mais baixo de risco.

Portugal contabiliza pelo menos 7.472 mortos associados à covid-19 em 456.533 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos a partir das 00:00 de 08 de janeiro, até dia 15.

MAIS NOTÍCIAS