SAÚDE QUE SE VÊ

“O tabagismo continua a ser uma das principais causas de morte no mundo”, afirma presidente da Pulmonale

CANAL S+ / VD
19-11-2020 19:37h

Na semana em que se assinala o Dia Mundial do Não Fumador, Isabel Magalhães, presidente da Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, - recorda que “o tabagismo continua a ser uma das principais causas de morte no mundo.

Segundo o relatório do Globocan, divulgado pela Agência Internacional para a pesquisa sobre Cancro da Organização Mundial de Saúde (OMS), 4600 portugueses perderam a vida em 2018, por causa de neoplasia do pulmão.

Ao Canal S+, Isabel Magalhães responsabiliza o tabagismo como a grande causa para a doença e sublinha que continua a ser fundamental apostar na prevenção primária junto de toda a população.

A presidente da Pulmonale refere que o tabagismo surge normalmente por volta da adolescência como “uma questão de afirmação entre os pares” nos jovens de 15 e 16 anos, daí que seja fundamental actuar junto desses grupos etários.

Isabel Magalhães está consciente que se trata de uma longa e difícil batalha, até porque o “pulmão não dói” e os efeitos do tabagismo só se repercutem muito mais tarde, garante a responsável pela Pulmonale - Associação Portuguesa de Luta contra o Cancro do Pulmão.

Em muitos países europeus, Novembro é o mês em que se assinala o cancro do pulmão, multiplicando-se iniciativas de alerta e de sensibilização para a doença.

Isabel Magalhães garante que apesar de tudo “o tabagismo, como fenómeno global, está a apresentar uma tendência decrescente”, sobretudo nos homens. A presidente da Pulmonale critica é que esteja a surgir um aumento de fumadores entre as mulheres. “Há uma décalage entre o fumo e a doença grave”, lamenta.

Isabel Magalhães relembra que o diagnóstico precoce, nesta neoplasia, é fundamental para evitar que a doença assuma contornos graves. Sem isso, muitos doentes chegam aos gabinetes médicos numa fase já muito adiantada da patologia.

A presidente da Pulmonale adianta ainda que existe um grande estigma nestes doentes oncológicos, que regra geral “são bastante reservados e não gostam de se expor, nem de dar depoimentos, como sucede por exemplo com outras doenças oncológicas.”

Este ano, a Pulmonale - Associação Portuguesa de Luta contra o Cancro do Pulmão, desenvolveu um conjunto de iniciativas que se vão desenrolar ao longo do mês de Novembro. Entre elas, a criação de um spot de alerta para os sintomas do Cancro do Pulmão, protagonizado pelo humorista Eduardo Madeira.

MAIS NOTÍCIAS