SAÚDE QUE SE VÊ

Universidade da Beira Interior com pós-graduação em Hidrologia e Climatologia

LUSA
15-01-2020 18:25h

A Universidade da Beira Interior (UBI) abriu candidaturas para a pós-graduação em Hidrologia e Climatologia, que visa formar profissionais ligados ao termalismo, anunciou aquela instituição de ensino superior sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

"Além de colmatar um vazio de formação na área a nível nacional, esta pós-graduação apresenta um programa organizado em torno de temas transversais à medicina, engenharia e química hidrológica ambiental", refere a UBI em comunicado.

A universidade frisa que os conteúdos são "fundamentais para complementar e melhorar técnicas correntemente implementadas, através do fornecimento de recursos humanos conducentes à prestação de serviços de superior qualidade" àqueles que recorrem às estâncias termais.

"A formação na área de Hidrologia e Climatologia prefigura-se como um contributo para a melhoria do setor termal, numa perspetiva clínica, da engenharia, ou da química e de valorização do indivíduo que nela apostar", acrescenta.

Segundo o informação, esta pós-graduação destina-se a "formar profissionais ligados ao termalismo nas suas áreas de medicina, engenharia e química hidrológica ambiental através de uma abordagem inter e multidisciplinar", bem como a "capacitar médicos para exercerem funções clínicas nos estabelecimentos termais, paralelamente com outros intervenientes na área da saúde, tais como enfermeiros e fisioterapeutas, por forma a assegurarem o apoio aos cuidados de saúde nos estabelecimentos termais".

O curso, não conferente de grau, destina-se ainda aos profissionais que lidam com a gestão e exploração dos recursos hidrominerais nos estabelecimentos termais e/ou em SPA, além de profissionais da área laboratorial vocacionados para manutenção da qualidade da água e criação e desenvolvimento de novos produtos com recurso à água termal, como, por exemplo, engenheiros químicos, farmacêuticos e biólogos.

A formação será ministrada em "b-learning e tem duração de um ano letivo, decorrendo às sextas-feiras e sábados no Centro de Formação Interação UBI/Tecido Empresarial (CFIUTE)".

O início está agendado para dia 21 de fevereiro e as candidaturas decorrem até ao 31 de janeiro.

MAIS NOTÍCIAS