SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Portugal tem 287 surtos, 124 no Norte - ministra

Lusa
25-09-2020 16:25h

Portugal tem hoje 287 surtos ativos da doença covid-19 e a região Norte é a que regista mais casos, 124, seguida de Lisboa e Vale do Tejo, com 93, divulgou a ministra da Saúde.

Há ainda 31 surtos ativos na região Centro, 22 no Algarve e 17 no Alentejo, precisou Marta Temido, na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 que provoca a doença covid-19.

Segundo a ministra, na região Norte destacam-se surtos associados a restaurantes em Póvoa de Varzim e em Vila do Conde e um surto associado a uma viagem turística em Vila Nova de Gaia.

Marta Temido disse que está identificada a ligação epidemiológica "em mais de 60% dos casos" ativos de covid-19 detetados nos últimos dias e muitos destes correspondem e estão "associados a surtos".

Atualmente, a taxa de incidência de covid-19 calculada a sete dias é de 47,4 e a calculada a 14 dias é de 89,8 novos casos por 100.000 habitantes, informou a governante.

O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge atualizou os seus números para a estimativa de cálculo do risco de transmissibilidade (RT) da covid-19 e "estima agora o valor médio do RT efetivo para os dias 16 a 20 setembro em 1,09, uma vez mais um pouco mais baixo do que nos dias anteriores", disse Marta Temido.

No entanto, a ministra sublinhou que se deve "ler sempre conjugadamente o RT com o número de novos casos, dado pela incidência, e que, provavelmente, a conjugação deste dois indicadores é a melhor forma de aferirmos a situação" relativa à covid-19 em Portugal, "independentemente de outros aspetos, como a utilização de serviços de saúde e a letalidade".

Portanto, "apesar de a incidência continuar elevada", o RT em Portugal "está, de facto, a baixar um pouco", frisou.

Marta Temido lembrou que "a dimensão do fenómeno" da pandemia de covid-19 que o país enfrenta é "significativa" e voltou a apelar a todas as pessoas para que cumpram as "regras básicas de precaução", designadamente a utilização da aplicação de rastreio ‘StayAway Covid'.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 984.068 mortos e cerca de 32,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.936 pessoas dos 72.055 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

MAIS NOTÍCIAS