SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Açores com cinco novos casos nas últimas 24 horas

Lusa
23-09-2020 15:05h

Os Açores registaram nas últimas 24 horas cinco casos positivos de covid-19, dos quais dois em São Miguel, um na Terceira e dois no Pico, elevando para 282 o total de doentes desde o início da pandemia.

No seu comunicado diário, a Autoridade de Saúde dos Açores informa hoje que os novos casos detetados decorreram das "1.108 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas".

Os casos detetados na ilha de São Miguel reportam-se a uma mulher com 71 anos e um homem com 74, "residentes, que viajaram e desembarcaram juntos na região provenientes de ligação aérea com o continente americano, tendo sido diagnosticados com covid-19 no teste de despiste após o sexto dia".

Quanto aos dois casos diagnosticados na ilha do Pico, referem-se a um homem e uma mulher, com 54 e 17 anos de idade, respetivamente, "residentes na região, que são contactos próximos de alto risco de um caso positivo recentemente diagnosticado, tendo-lhes sido determinado isolamento profilático desde a sua identificação", acrescenta a Autoridade de Saúde Regional.

Já o caso detetado na Terceira reporta-se a um homem com 17 anos, "não residente, que desembarcou na região proveniente de ligação aérea com o território continental” e obteve resultado negativo no teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 realizado à chegada, mas foi “diagnosticado com covid-19 no teste de despiste após o sexto dia".

Todos estes novos casos "apresentam situação clínica estável e foram já diligenciados, pelas delegações de saúde concelhias, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos, bem como todos os inerentes ao aprofundamento da investigação epidemiológica".

Até ao momento, foram detetados na região 282 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se atualmente 60 casos positivos ativos, dos quais 45 em São Miguel, nove na Terceira, cinco no Pico e um na Graciosa.

Desde o início da pandemia ocorreram 16 mortes relacionadas com a covid-19, todas em São Miguel.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 971.677 mortos e mais de 31,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.925 pessoas dos 69.663 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

MAIS NOTÍCIAS