SAÚDE QUE SE VÊ

Secretário de Estado da Saúde espera alcançar um "pacto de regime" nesta legislatura

Canal S+
09-01-2020 18:55h

António Lacerda Sales garantiu em entrevista ao programa "Corpo Clínico" do Canal S+ que o executivo socialista vai acabar por fechar um "pacto de regime" com o Partido Social Democrata para a Saúde, concretizando assim a vontade e os apelos constantes do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. 

Para o governante, o PSD está a viver um momento de alguma convulsão interna com as eleições do próximo Sábado, onde será escolhido um novo líder para o maior partido da oposição.

Reagindo às críticas de um dos candidatos à liderança do PSD, Miguel Pinto Luz, que há dias acusou o executivo de ser "o carrasco" do Serviço Nacional de Saúde, António Lacerda Sales esclareceu que assim que o ciclo eleitoral do PSD terminar, o partido laranja vai ter de se sentar com o PS e pensar numa solução “a bem do SNS”.

                                                  

Durante a entrevista, António Lacerda Sales garantiu ainda que o gabinete da Saúde tem feito um esforço enorme no sentido de recuperar o Serviço Nacional de Saúde, que se encontrava absolutamente estrangulado, por causa dos constrangimentos financeiros resultantes da intervenção da Troika em Portugal.

Ao contrário do que as principais ordens profissionais da Saúde e os próprios sindicatos afirmam, sempre que se queixam de não conseguirem ser ouvidos pela ministra Marta Temido, o secretário de estado promete maior diálogo e a criação de pontes para compromissos que possam satisfazer os profissionais por um lado e acautelar, por outro, os interesses dos utentes do SNS.

Para António Lacerda Sales é impossível governar sem ouvir os profissionais, sobretudo médicos e enfermeiros.

Recorde-se que António Lacerda Sales foi o único membro do governo presente na cerimónia de tomada de posse da Bastonária dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco.

Para o Secretário de Estado da Saúde, este é o momento certo para governar com responsabilidade, otimizando os recursos disponíveis, bem como dando a devida atenção aos problemas dos profissionais de saúde. António Lacerda Sales está convencido que existem condições para que a legislatura actual possa decorrer num clima de paz social.

A entrevista na íntegra ao Secretário de Estado da Saúde vai para o ar esta quinta-feira às 21:00 no Canal S+ (posição 129 NOS e MEO e 128 Vodafone).

MAIS NOTÍCIAS