SAÚDE QUE SE VÊ

Aberto concurso para investir 17,5 ME no Serviço Nacional de Saúde a Norte

LUSA
09-01-2020 11:23h

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) revelou hoje ter aberto um concurso para financiar com 17,5 milhões de euros a construção ou requalificação de equipamentos e infraestruturas do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O prazo para apresentar candidatura a estes fundos comunitários do Norte 2020 termina a 31 de março, acrescenta a CCDR-N em comunicado.

Os 17,5 milhões de euros devem ser aplicados “na remodelação e beneficiação de serviços de urgências hospitalares” ou “na construção, ampliação, requalificação e apetrechamento de unidades de cuidados de saúde primários”.

A verba servirá ainda para comprar “equipamentos de tecnologia avançada, designadamente nas áreas da oncologia, cardiologia e oftalmologia”.

A isto, soma-se a “aquisição e desenvolvimento de sistemas de informação integrados que visem melhorar a qualidade dos serviços de saúde” ou a compra e instalação de equipamentos para serviços de telemedicina.

A CCDR-N explica que os 17,5 milhões de euros vão “reforçar os 25 milhões de euros já aprovados para obras em curso”.

“O maior investimento à data corresponde à empreitada de construção do novo edifício do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho para a instalação do serviço de urgência”, acrescenta.

O Norte 2020 (Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020) é um instrumento financeiro com uma dotação de 3,4 mil milhões de Euros de apoio ao desenvolvimento regional do Norte de Portugal.

MAIS NOTÍCIAS