SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Madeira regista dois novos casos positivos e mais um doente recuperado

LUSA
18-08-2020 19:17h

A Madeira regista hoje dois novos casos positivos de covid-19 e mais um doente recuperado, passando a região a contabilizar 29 infeções ativas, informou a autoridade regional de saúde.

“Hoje há dois novos casos positivos a reportar, pelo que a região apresenta agora um total cumulativo de 135 casos confirmados de covid-19”, informa o boletim epidemiológico divulgado pelo Instituto de Administração de Saúde da Madeira (IASAÚDE).

Na mesma nota, esta entidade refere existir “um novo caso recuperado, passando a região a contabilizar um total de 106 casos recuperados e 29 os casos de infeção ativos”.

Sobre os casos positivos, adianta que 28 são importados, identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira, sendo um de transmissão local.

“Nas últimas 24 horas, foi ainda identificada uma situação que se encontra em análise pelas autoridades de saúde”, complementa.

O IASAÚDE indica ser o caso de um viajante que foi detetado na operação de rastreio implementada no aeroporto da ilha, estando em curso a investigação epidemiológica através da realização de análises laboratoriais.

Também indica que, dos casos positivos, 23 estão em situação de isolamento numa unidade hoteleira e outros três estão em alojamento próprio.

Duas pessoas estão hospitalizadas na Unidade de Internamento Polivalente dedicada à covid-19 e uma permanece na Unidade de Cuidados Intensivos no hospital do Funchal.

O instituto salienta que até hoje “foram contabilizadas na Madeira 1.594 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.459 não se confirmaram”.

Na Madeira estão a ser acompanhadas até à data “18.732 pessoas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação 'MadeiraSafeToDiscover', 7.487 daquelas em vigilância ativa”, aponta.

Sobre a realização de testes de despiste de covid-19, até dia 16 de agosto, o laboratório de Patologia Clínica do Serviço Regional de Saúde da Madeira (SESARAM) processou 62.364 amostras para teste de PCR.

No âmbito dos rastreios efetuados aos viajantes nos portos e aeroportos do arquipélago, o IASAÚDE menciona ter sido atingido um total cumulativo de 32.036 colheitas até às 16:30 de hoje.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 774.832 mortos e infetou mais de 21,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.784 pessoas das 54.448 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS