SAÚDE QUE SE VÊ

CDS-PP questiona Governo sobre agressões contra profissionais do setor da saúde

LUSA
03-01-2020 09:17h

O CDS-PP questionou quinta-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, sobre as medidas específicas criadas pelo Governo para “garantir a segurança” dos profissionais de saúde e quais resultaram do projeto “para combater a violência” contra estes profissionais.

De acordo com um documento enviado às redações, “face ao aumento preocupante de casos de violência contra profissionais de saúde”, a deputada centrista Ana Rita Bessa questionou Marta Temido sobre que “medidas específicas foram criadas, nos últimos seis meses, por forma a garantir” a segurança destes profissionais.

Mais de 600 incidentes de violência contra profissionais de saúde foram registados nos primeiros seis meses de 2019, sendo que a maioria das notificações respeitam a assédio moral ou violência verbal, segundo dados disponibilizados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Além das medidas específicas criadas para combater a violência contra os profissionais deste setor, o CDS-PP questionou o executivo, liderado pelo socialista António Costa, sobre quais dessas medidas “resultaram do ‘projeto inovador’ para combater a violência” contra estes profissionais, criado entre os ministérios da Saúde e das Finanças.

O ministério liderado por Marta Temido anunciou em 31 de maio de 2019 a criação de um projeto para combater a violência contra os profissionais de saúde e que seria alargado a vários locais do país.

Este projeto avançou enquanto piloto no Agrupamento de Centros de Saúde Amadora - Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Brandoa e Unidade de Saúde Familiar Amato Lusitano - e no Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra), de acordo com um comunicado enviado na ocasião.

Nestas unidades foram identificados profissionais capazes de mobilizar pessoas (gestores de projeto) que fizeram um diagnóstico à situação e estão a trabalhar com os profissionais de saúde para encontrar soluções inovadoras para o problema.

A nota referia que o grupo de participantes abrangeu, entre outros, profissionais que já experienciaram direta ou indiretamente o problema e os envolvidos trabalharam ao longo de três sessões para propor soluções inovadoras para o problema, que seriam depois testadas no terreno.

Entre as soluções propostas contaram-se ações de proximidade com a comunidade, formação, e alterações na sinalética, de equipamentos e nos edifícios, "botões de pânico" ou campanhas de informação.

Ana Rita Bessa quer saber “quantas ‘ações de proximidade com a comunidade, formação, alterações na sinalética, alterações de equipamentos e nos edifícios, botões de pânico ou campanhas de informação” estão a decorrer, ou já foram realizadas, e em que locais do país.

A deputada do CDS-PP perguntou ainda que “resultados concretos” teve a aplicação “no terreno deste ‘projeto inovador’”.

Um médico de clínica geral foi agredido a soco e a pontapé por um doente, durante uma consulta no Centro de Saúde de Moscavide, Lisboa, revelou hoje o secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos, Jorge Roque da Cunha.

Este é o segundo caso de violência contra um médico em menos de uma semana, quando uma médica da urgência do Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, foi agredida por um utente.

MAIS NOTÍCIAS