SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Surto em lar do Barreiro com 47 casos positivos e situação "controlada"

LUSA
09-08-2020 19:19h

Um surto de covid-19 no Lar São José, no Barreiro, contabiliza 47 casos positivos e dois internamentos de idosos, mas a “situação está controlada”, disse à hoje o delegado de saúde adjunto regional de Lisboa e Vale do Tejo.

O lar “tem neste momento 32 idosos positivos, num total de 80, e 15 funcionários [positivos], num total de 44. Estão dois idosos internados no Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, que estão estáveis, os restantes estão assintomáticos”, afirmou Nuno Lopes à agência Lusa.

Hoje, um idoso do grupo dos positivos “iniciou sintomas respiratórios e foi ao hospital”, tal como outro idoso do grupo dos negativos.

Segundo este responsável, os testes foram realizados na sexta-feira e os resultados conhecidos no sábado, tendo o lar ativado os planos de contingência, começando “a separação em três alas depois da visita da delegada de saúde coordenadora do Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeirinho”.

“Os funcionários positivos estão em quarentena em casa. Os outros, de acordo com o plano de contingência, estão afetos às diferentes alas e estão a trabalhar. O lar está a ser muito bem acompanhado, tem vários positivos, mas não há casos graves e nenhum óbito. A situação está controlada”, concluiu.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 727 mil mortos e infetou mais de 19,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.756 pessoas das 52.668 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS