SAÚDE QUE SE VÊ

Registados 27 casos de pneumonia viral no centro da China

LUSA
31-12-2019 11:22h

Pelo menos 27 casos de pneumonia viral foram registados em Wuhan, capital da província central chinesa de Hubei, anunciaram hoje as autoridades sanitárias locais.

A Comissão Municipal de Saúde de Wuhan afirmou que os pacientes, incluindo sete em estado considerado grave, apresentavam sintomas como febre e dificuldade em respirar. Todos foram colocados sob quarentena, de acordo com a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.

Na mesma declaração, as autoridades indicaram que os testes para apurar a causa das infeções e identificar o agente patogénico ainda estão a ser realizados.

A comissão disse que todos os casos estão relacionados com um mercado de marisco, não existindo até ao momento qualquer sinal de contágio humano.

A comissão acrescentou que dois doentes já estão a aguardar alta hospitalar.

No final de 2002, a China esteve na origem de um surto mundial da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que resultou em mais de oito mil casos, incluindo no Canadá e nos Estados Unidos. Em meados de 2003, registaram-se mais de 800 mortos.

Há 16 anos, desde 2004, que não há registo de novos casos, sendo considerado que a doença, mas não o vírus, foi erradicada.

A SARS é transmitida de pessoa para pessoa através de contactos próximos ou através de gotas transportadas pelo ar e que foram expelidas por uma pessoa infetada.

MAIS NOTÍCIAS