SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Curso online para Cuidadores Informais

CANAL S+ / VD
01-07-2020 22:49h

A ideia de criar um curso online sobre a COVID-19 para ajudar os cuidadores informais partiu de um grupo de docentes da Escola Superior de Enfermagem do Porto, como adiantou ao Canal S+, a professora Maria José Lumini Landeiro.

A docente garante que os “cuidadores informais precisam de conhecer melhor os riscos da doença, porque só assim se podem proteger a si e aos doentes com maiores fragilidades, que têm a seu cargo, com comportamentos adequados e responsáveis”.

O curso online, que estará disponível na plataforma NAU, de forma gratuita para todos os cuidadores informais, bem como para instituições de apoio social, será dividido por vários módulos. Entre as temáticas que integram os conteúdos do curso encontramos conselhos e recomendações para ser feita a higiene pessoal e das habitações, medidas de prevenção da covid-19, alimentação e hidratação, como posicionar e transferir doentes e como lidar com úlceras e quedas, como explica a também investigadora Maria José Lumini Landeiro.

A professora da Escola de Enfermagem do Porto não tem dúvidas que “pessoas bem informadas, tomam melhores decisões, decisões mais fundamentadas”. O novo curso online terá a duração aproximada de 3 horas e foi desenvolvido no âmbito da segunda edição da linha de financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) – Research 4 COVID-19. Os conteúdos do curso online vão ser validados por um grupo de especialistas do CINTESIS e ainda por um grupo de trinta cuidadores informais.

O novo curso online pretende “chegar ao maior número de cuidadores informais”, foi financiado com mais de 20 mil euros e conta com três docentes da Escola Superior de Enfermagem do Porto, profissionais do CINTESIS e da Associação Cuidadores. Maria José Lumini Landeiro adianta ainda que seria importante as empresas de transportes públicos disponibilizarem mais veículos, “sobretudo nas horas de ponta em Lisboa e Porto”, com vista a travar o avanço da pandemia. A professora da Escola Superior de Enfermagem do Porto está convencida que se trata de “uma medida eficaz e necessária”.

Portugal regista hoje, de acordo com os dados divulgados pela Direção Geral de Saúde (DGS) com 42 mil 454 casos positivos de COVID-19, 27 mil 798 dos quais recuperados e há a lamentar 1579 mortos. 

MAIS NOTÍCIAS