SAÚDE QUE SE VÊ

“Há muitos portugueses a passarem dificuldades no Reino Unido por causa da pandemia COVID-19” denuncia a portuguesa Carla Barreto, vereadora em Thetford

CANAL S+ / VD
03-06-2020 18:32h

Há um ano que Carla Barreto assumiu funções como vereadora na cidade inglesa de Thetford,  situada a 150 quilómetros de Londres. Em entrevista ao Canal S+, a portuguesa natural de Viana do Castelo confessa que nunca imaginou “viver uma situação como esta da pandemia da COVID-19”. De um momento para o outro, a comunidade de 5 mil emigrantes portugueses a residir na cidade britânica, de média dimensão, viu-se confinada em casa, em regime de “lockdown” por causa da pandemia. Se numa primeira fase, o principal problema era o risco de ficarem infectados, numa segunda o maior problema foi a perda dos empregos.

Carla Barreto que dirige também uma instituição de caridade, em Thetford, confirma que nas últimas semanas os pedidos de ajuda por parte de famílias praticamente duplicaram e os emigrantes portugueses não são excepção. Segundo a autarca portuguesa “há famílias a passar por dificuldades”, revela angustiada.

Perante este cenário de “urgência social”, Carla Barreto explica que “em vez de fecharem as portas como muitas outras “charities” no Reino Unido que ficaram sem capacidade de resposta perante o elevado número de pedidos de ajuda, a comunidade de Thetford mobilizou-se e até agora tem sido possível manter as ajudas a todos os que batem à porta em busca de alimentos e bens de primeira necessidade.

“Em Thetford existem muitos emigrantes. Não só portugueses. Temos Polacos, Brasileiros e outros oriundos de países de expressão portuguesa”, adianta Carla Barreto.

Sobre o impacto da pandemia na comunidade, a portuguesa mãe de três filhos esclarece que felizmente o National Health System (NHS) não colapsou e tem estado a corresponder sem grandes problemas.

Apesar de todas as dificuldades financeiras e laborais que a pandemia trouxe, existem ainda portugueses em Inglaterra, que agora mais do que nunca, desejam voltar a Portugal para ver a família e “recuperar energias por uns dias nas suas terras-natal”.

Ao endereço de mail de Carla Barreto chegam, todos os dias, pedidos de esclarecimento e muitas dúvidas de como podem viajar para Portugal e sobretudo como será no regresso.

A autarca portuguesa de Thetford confessa ainda que a pandemia COVID-19 fez esquecer o tema do Brexit que durante meses fustigou a comunidade portuguesa com dúvidas sobre a permanência no Reino Unido e um conjunto de incertezas que neste momento parecem ter desaparecido de um momento para o outro.

Carla Barreto diz que o tema “está a arder lentamente em pano de fundo” e admite que assim que a pandemia da COVID-19 se esbater vai seguramente voltar a ser tema de conversa sobretudo no seio das comunidades emigrantes.

MAIS NOTÍCIAS