SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Autoridade de Saúde dos Açores diz que atualizou dados na plataforma da DGS

LUSA
27-05-2020 08:45h

O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores garantiu hoje que introduziu os dados sobre o surto da covid-19 na região na plataforma da Direção-Geral da Saúde (DGS), sem que esta os tenha atualizado no boletim diário.

“Eu próprio fiz mais esse esforço e enviei através dessa base de dados os dados do ponto de situação relativamente à situação epidemiológica na região. O boletim diário que hoje foi publicado não reflete os dados que temos transmitido há vários dias. Nesse sentido, não sei mais o que posso fazer relativamente à atualização dos dados da DGS”, afirmou Tiago Lopes.

O responsável da Autoridade de Saúde Regional, que é também diretor regional da Saúde, falava, em Angra do Heroísmo, num ponto de situação sobre a evolução do surto da covid-19 no arquipélago.

Segundo as autoridades regionais, registaram-se nos Açores 146 casos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais seis estão ativos, tendo ocorrido 124 recuperações e 16 óbitos.

No entanto, há vários dias que o boletim diário da DGS refere apenas 135 casos de covid-19 no arquipélago e 15 óbitos.

Questionada na segunda-feira sobre essa disparidade, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse que o boletim integra apenas o que é reportado pelos médicos nas plataformas de vigilância.

“Se não houver esse registo, não conseguimos contabilizar”, justificou.

Confrontado com estas declarações, Tiago Lopes disse que alertou novamente para essa situação, mas reiterou que a região já tinha enviado os dados atualizados.

“A Direção-Geral da Saúde criou uma base de dados para todas as regiões inserirem os seus dados relativamente àquilo que é o ponto de situação epidemiológica em cada uma das regiões. A Região Autónoma dos Açores, em determinado período, enviou diariamente esses dados, por forma a que aquilo que fosse transmitido no boletim diário da Direção-Geral da Saúde refletisse com maior rigor o ponto de situação epidemiológico do surto na região, no entanto, nunca se verificou”, salientou.

Os Açores têm atualmente apenas seis casos positivos ativos da covid-19, um na ilha do Pico e cinco na ilha de São Miguel.

Desde o início do surto registaram-se 146 casos de infeção pelo novo coronavírus no arquipélago, 108 na ilha de São Miguel, 11 na Terceira, 10 no Pico, sete em São Jorge, cinco no Faial e cinco na Graciosa, sendo que nas ilhas de Santa Maria, Flores e Corvo não foram detetados casos até ao momento.

MAIS NOTÍCIAS