SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Compras em loja aumentam 12% e aproximam-se do pré-pandemia - SIBS

LUSA
26-05-2020 13:46h

As compras em loja dos portugueses aumentaram 12% entre 18 e 24 de maio, a segunda maior subida desde o início do desconfinamento, para uma média equivalente a três quartos do período pré-pandemia, divulgou hoje a SIBS.

“Na semana de 18 a 24 de maio, a terceira do estado de calamidade, os hábitos de consumo dos portugueses acentuaram as tendências registadas desde o início do processo de desconfinamento, com o número médio de compras físicas a subir oito pontos face à semana anterior, o que representa um crescimento de 12%, a segunda maior subida desde o início do desconfinamento, voltando a aproximar-se da média antes do início da pandemia”, refere a SIBS em comunicado.

Segundo os dados da plataforma SIBS Analytics, “a média de compras em loja está agora num valor que equivale a três quartos da média anterior ao primeiro caso de infeção registado em Portugal”.

Na semana passada, as compras em loja nos setores dos super e hipermercados, pequena distribuição alimentar, bebidas e tabaco, farmácias e parafarmácias continuaram “a perder preponderância perante a reabertura gradual da economia”, atingindo um peso acumulado de 53% em todas as compras físicas na rede Multibanco em comparação com os 47% representados por todos os outros setores”.

De acordo com a entidade gestora da rede Multibanco, “este valor de 47% representa a percentagem mais alta desde que foi decretado o estado de emergência em Portugal, em meados de março, demonstrando já alguma aceleração de outros setores e atividades de negócio”.

A SIBS destaca ainda “um novo recorde” de utilização do serviço MB Way nas compras na rede Multibando desde que foi registado o primeiro caso do novo coronavírus em Portugal: “Na semana em análise, de 18 a 24 de maio, a média de compras em loja através do MB Way ficou 70% acima da média anterior ao início da pandemia”, nota, acrescentando que a utilização desta aplicação nas compras físicas “registou a oitava semana consecutiva de aumento e subiu 29% em comparação com a semana anterior”.

Já as compras ‘online’ voltaram a registar uma “ligeira quebra”, equivalente a três pontos face à semana antecedente, passando de 92 para 89 pontos comparando com a média pré-pandemia.

Numa análise setorial das compras ‘online’, verifica-se que o maior crescimento face ao período antes da pandemia continua a registar-se na restauração, ‘food delivery’ e ‘take away’, com um aumento de 59%, seguido do entretenimento, cultura e subscrições, que registou uma subida de 39%.

Já o comércio alimentar e retalho cresceu 26%, “ainda que tenha sido registado um abrandamento significativo no crescimento destes setores na semana de 18 a 24 de maio quando comparado com as semanas de estado de emergência e com as duas semanas anteriores de estado de calamidade”.

De acordo com a SIBS, a “transformação progressiva dos hábitos de consumo dos portugueses” nota-se igualmente somando estas três áreas às farmácias e parafarmácias, perfumaria e cosmética, jogos e brinquedos e decoração e artigos para o lar”, já que, pela primeira vez desde que foi decretado o estado de emergência em Portugal, o peso acumulado destes setores representa menos de metade das compras ‘online’ realizadas pelos portugueses.

Ainda assim, “é de realçar a maior dispersão por diferentes setores de atividade nas compras ‘online’ face às compras físicas”.

Analisando a utilização do serviço MB Way no ‘e-commerce’, o número médio de compras caiu quatro pontos percentuais na semana de 18 a 24 de maio face à anterior, mas ficou ainda 12 pontos percentuais acima dos valores registados antes do primeiro caso de covid-19 em Portugal.

Quanto ao valor gasto por cada compra na rede Multibanco, a média caiu pela segunda semana consecutiva (-2%), de 38,6 euros para 37,8 euros, enquanto nas compras ‘online’ ocorreu o inverso, aumentando 2,8% para os 40,2 euros, face aos 39,1 euros da semana anterior.

Segundo a SIBS, quer nas compras físicas, quer ‘online’, os valores médios por compra continuam acima da média do período antes da pandemia, sendo o valor 8,9% superior no canal físico e 7,2% maior no ‘online’.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 344 mil mortos e infetou mais de 5,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,1 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.342 pessoas das 31.007 confirmadas como infetadas, e há 18.096 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano passou a ser o que tem mais casos confirmados (cerca de 2,5 milhões, contra mais de dois milhões no continente europeu), embora com menos mortes (mais de 144 mil, contra mais de 172 mil).

MAIS NOTÍCIAS