SAÚDE QUE SE VÊ

Oliveira do Bairro vai criar Balcão da Inclusão em 2020

LUSA
09-12-2019 20:00h

A Câmara de Oliveira do Bairro vai criar, durante o primeiro trimestre de 2020, um Balcão da Inclusão, destinado a pessoas com deficiência ou incapacidade, respetivas famílias e instituições com intervenção na área, foi hoje anunciado.

"O Balcão da Inclusão tem como objetivo prestar às pessoas com deficiência ou incapacidade um atendimento especializado, com informação global e integrada sobre os seus direitos e benefícios, assim como sobre os recursos existentes", refere a vereadora da Educação, Saúde, Ação Social e Idade Maior do município oliveirense, Lília Ana Águas.

No novo Balcão deste município do distrito de Aveiro serão ainda tratados assuntos referentes a prestações e respostas sociais, emprego e formação profissional, produtos de apoio e ajudas técnicas, benefícios fiscais, acessibilidades e transportes, intervenção precoce e educação, entre outros.

Segundo a vereadora, a iniciativa vai apoiar as pessoas, portadoras de deficiência ou incapacidade, seus familiares e técnicos da área, na procura das soluções mais adequadas para cada situação concreta.

"Este projeto parte da premissa de que o acesso à informação é fundamental para o pleno exercício da cidadania, pois só desta forma estas pessoas poderão conhecer e, assim assumir, os seus direitos e deveres enquanto munícipes e cidadãos", refere a vereadora.

O Balcão da Inclusão de Oliveira do Bairro será criado na sequência de um Protocolo de Colaboração celebrado, em finais do mês de novembro, entre o município presidido pelo centrista Duarte Novo e o Instituto Nacional para a Reabilitação, reforçando o leque de respostas sociais que a autarquia coloca ao serviço dos munícipes.

O espaço vai ficar localizado nos serviços da Divisão de Educação, Saúde, Ação Social e Idade Maior do município, entrando em funcionamento ainda durante o primeiro trimestre de 2020, no horário normal da autarquia: todos os dias úteis das 09:00 às 12:30 e das 13:30 às 17:00.

MAIS NOTÍCIAS