SAÚDE QUE SE VÊ

25 Abril: Grândola celebra revolução dos cravos com programa virtual

LUSA
23-04-2020 17:31h

O 25 de Abril vai ser celebrado na vila de Grândola através das plataformas digitais com um programa virtual preenchido com concertos, documentários e mensagens de artistas portugueses e estrangeiros, divulgou hoje o município alentejano.

Este ano, "em condições especiais" devido à pandemia de covid-19, que priva a população da "liberdade de ir para a rua festejar", o município do litoral alentejano comemora os 46 anos da revolução dos cravos, com recurso às novas tecnologias, em plataformas digitais como o Facebook, Instagram e Youtube.

O programa virtual, divulgado pela Câmara de Grândola, no distrito de Setúbal, inclui concertos, documentários, mensagens de artistas nacionais e internacionais e sugestões de música, filmes e de livros sobre Abril.

Um dos momentos altos da programação acontece na sexta-feira à noite, véspera do dia da revolução dos cravos, com um concerto exclusivo comemorativo, às 22:00, com o letrista, compositor e intérprete Luis Galrito.

Às 00:20 de sábado serão lançados 25 morteiros, acompanhados pela música de José Afonso "Grândola Vila Morena".

Outro dos destaques do programa recai na iniciativa "Dá mais força à Liberdade - Mensagens para Grândola", que reúne um conjunto de artistas portugueses e estrangeiros, os quais, em confinamento, gravaram "mensagens para Grândola" a transmitir, às 21:00, de sexta-feira e sábado.

Mário Lúcio (Cabo Verde), The Last Internationale (EUA), Golosa la Orquestra (Chile), Sérgio Godinho, Carlão, Rui Reininho, Samuel, Afonso Dias, Albano Nunes, António Manuel Ribeiro, Quem te viu, quem te vê – Instituto Memória Musical Brasileira, Luis Galrito, António Duarte, Rui Pato, Grafonola Voadora (João Espada, Luís Galrito e Napoleão Mira), Viriato Teles e José Fanha são os artistas participantes.

No sábado, as comemorações oficiais começam a ser transmitidas, às 10:40, com uma arruada virtual da Banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, seguido, às 11:00, pelo Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho, com mensagens dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Grândola.

Outro dos pontos altos das comemorações, segundo a autarquia, ocorre pelas 15:00, altura em que a população é convidada a cantar, nas suas janelas e varandas, o tema "Grândola, Vila Morena" e o Hino Nacional.

As comemorações do 25 de Abril em Grândola prosseguem no domingo, às 15:00, com a divulgação do documentário "Se fores preso, camarada", com "testemunhos de grandolenses perseguidos e presos durante o Estado Novo", numa produção do município local.

A câmara lançou ainda dois desafios 'online' aos munícipes, um deles para escreverem uma frase, um texto, um poema ou fazerem uma ilustração ou uma colagem para expor no dia 25 de Abril nas suas janelas, varandas, muros ou portões, como forma de "mostrar que, mesmo em casa, a Liberdade está a passar por aqui".

O segundo desafio, “Cartas a Abril”, consiste em escrever uma pequena carta à Liberdade e enviar para o endereço eletrónico da Biblioteca Municipal de Grândola, biblioteca@cm-grandola.pt, e que serão divulgadas no domingo.

MAIS NOTÍCIAS